Hoje o brilhante Stanley Kubrick completaria 88 anos de idade. Perfeccionista e perturbado são apenas dois dos muitos adjetivos que podemos dar a Kubrick. Mas uma coisa é inegável. Seu talento e sua obra definitivamente credenciam Stanley ao hall dos grandes mestres do cinema, para muitos, o maior!

E nada como uma figura tão controversa para estrear a nova coluna do Pipoca de Pimenta: 5 filmes indispensáveis.

5-filmes-indispensaveis-stanley-kubrick

Nesta coluna falaremos sobre cinco filmes que traduzem à obra do artista. Não necessariamente os mais famosos, os mais premiados, mas sim aqueles que todo fã de cinema tem a obrigação de ver. Neste mês: Stanley Kubrick.

BARRY LYNDON (1975)

Baseado no romance “As memórias de Barry Lyndon”, de William Makepeace Thackeray. O drama ‘Barry Lyndon’ não foi um grande sucesso de público e tão pouco goza do mesmo reconhecimento que outros filmes do diretor. Mas esta produção trás algumas curiosidades que evidenciam a genialidade de Kubrick. Durante as gravações não foram usadas iluminações artificiais, mesmo nas cenas à noite. O longa também ganhou o Oscar em todas as categorias técnicas. Mesmo sendo um fracasso de bilheteria ‘Barry Lyndon’ é uma aula de cinema, vale pela técnica e pela história contada.

5-filmes-indispensaveis-stanley-kubrick-1

SPARTACUS (1960)

Certamente este foi o grande salto na carreira do diretor. Com um elenco recheado de estrelas do calibre de Kirk Douglas e Laurence Olivier, o clássico ‘Spartacus’ conta a história de um escravo que torna-se gladiador e sonha com o fim da escravidão durante o Império Romano. Com um orçamento gigantesco para a época, o longa se tornou um clássico instantâneo, tendo inspirado diversas outras produções do gênero, como ‘Gladiador’ de Ridley Scott e uma série de TV homônima.

5-filmes-indispensaveis-stanley-kubrick-2

DR. FANTÁSTICO (1964)

O longa ‘Dr. Fantástico’ foi baseado no livro “Alerta Vermelho”, de Peter George, um ex-tenente da força aérea britânica. O grande diferencial deste filme para as demais obras do diretor está no seu sarcasmo e na sátira ao período da guerra fria, em plena guerra fria. Para gênios do quilate de Woody Allen e Martin Scorsese, está é a obra definitiva sobre o período.

5-filmes-indispensaveis-stanley-kubrick-3

LARANJA MECÂNICA (1971)

Polêmico, violento, perturbador e brilhante. É assim que podemos definir esta obra prima de Kubrick. Embora outras obras do diretor tenham causado polêmica, como foi com ‘Lolita’ por exemplo, ‘Laranja Mecânica’ levou a violência a outro patamar, e discutiu-a de maneira brilhante. Censurado em muitos países, Kubrick chegou até a receber ameaças de morte por conta do longa. Mas uma coisa é certa, este é um dos mais fantásticos filmes da história do cinema, se você ainda não assistiu este clássico, assista!

5-filmes-indispensaveis-stanley-kubrick-4

2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (1968)

‘Laranja Mecânica’ é um dos grandes filmes da história do cinema. Mas para muitos o filme que traduz a sétima arte é ‘2001: Uma Odisséia no Espaço’. Curiosamente, foi com 2001 que Kubrick ganhou o único Oscar de sua carreira (certamente o artista mais injustiçado pela academia), e mesmo que o filme tenha dividido opiniões na época, hoje ele é uma unanimidade. Por conta de todos os recursos, os efeitos e a história brilhante que o acercam. Com certeza este filme figura entre os 10 mais importantes de toda a história do cinema, indispensável.

5-filmes-indispensaveis-stanley-kubrick-5

Infelizmente não foi possível exaltar todos os grandes filmes de Kubrick, clássicos como ‘Nascido Para Matar’, ‘Lolita’, ‘O Iluminado’, entre outros, ficaram de fora da nossa lista, mas merecem cada minuto de seu precioso tempo. Mês que vem estaremos de volta, com mais alguma grande personalidade do cinema. Até lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *