Normalmente é o contrário. É o cineasta levando situações no mundo real para serem explorados no universo cinematográfico, mas o cinema muda as pessoas, e muitas acabam tirando algo da tela e trazendo à nossa realidade.

Imit1

Para aqueles que assistiram ‘It – Uma Obra Prima do Medo’ (1990), sabem o quanto Pennywise traumatizou e continua traumatizando as pessoas, então, imagine se a história do filme se torne algo real? É o que está acontecendo na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Crianças e adultos relataram que um grupo de palhaços andam aterrorizando os moradores e atraindo-os para a floresta. De acordo com os jornais, a polícia do condado de Greenville vem recebendo cartas e relatos de sinistras aparições de palhaços.

Não é de hoje que os Estados Unidos vêm sofrendo com estranhos casos relacionados a palhaços. No ano passado, um palhaço foi avistado em um cemitério de Chicago e em 2014, inúmeros casos foram relatos, casos que iam do Novo México a Indiana. Seria a obra de Stephen King ganhando vida? Como ainda não realizaram o fechamento do caso, confira agora outros casos inspirados em obras cinematográficas.

Imit2

Fãs de Stanley Kubrick e Anthony Burgess levaram muito a sério as ideologias do personagem Alex, de ‘Laranja Mecânica’, e tomaram a violência como forma de vida. Na Inglaterra, após o lançamento do filme, foram registrados inúmeros casos de violência semelhantes as cenas do longa, o que fez Kubrick tirar o filme de circulação no mesmo ano de lançamento. O caso mais famoso foi do morador de rua encontrado morto após ser brutalmente espancado por um grupo de jovens. Outro caso foi de John Ricketts, acusado de agredir violentamente uma mulher durante uma festa do escritório, enquanto estava vestido igual ao personagem principal.

Imit3

Com o objetivo de tornar seu sonho realidade, Daniel Gonzalez se inspirou em ‘A Hora do Pesadelo’ (1984) para encarnar Freddy Krueger, no ano de 2004. Diagnosticado como esquizofrênico paranoico, Gonzalez se armou com várias facas para se parecer com o personagem e matou quatro pessoas, incluindo sua esposa. Ele foi condenado à prisão perpetua, mas acabou se suicidando tempos depois. Relatórios da época informaram que Gonzalez não havia recebido um tratamento adequado.

Imit4

A franquia ‘Jogos Mortais’ não economizou em mostrar diversas possibilidades de tortura e assassinatos, tanto que levou duas adolescentes a quererem “jogar” com algumas pessoas. A vítima foi Beverly Dickson, uma senhora de 52 anos que sofreu um acidente vascular cerebral após ouvir um recado dizendo que uma amiga estava trancada em um dos cômodos e que elas liberariam um gás tóxico no interior da casa, dessa maneira ela teria a opção de tentar salvar a própria vida ou ajudar a amiga. As adolescentes de 14 e 15 anos foram acusadas e penalizadas.

Imit5

Tornando-se um choque para os Estados Unidos, ‘Assassinos por Natureza’ (1994) não só provocou inúmeros assassinatos, como os próprios assassinos revelavam que o filme foi a principal inspiração. No ano de 1999, os estudantes Eric Harris e Dylan Klebold mataram 12 estudantes e um professor, e logo depois se mataram. A polícia descobriu, durante as investigações que os dois eram fãs do filme, onde um deles citava várias vezes o filme em seu diário. Sarah Edmondson e Benjamin Darras também ficaram famosos por seus assassinatos inspirados no longa. Além do número de vítimas e de usarem LSD assistindo ao filme antes de matar suas vítimas, os dois ainda abriram uma ação judicial contra o diretor.

Podemos observar que o cinema não só serve de entretenimento, mas inspira algumas pessoas a cometerem tais ações. Até que ponto o ser humano pode chegar com uma ideia na cabeça? Devemos culpar o cinema por incentivar a violência? São questionamentos que podemos nos fazer todos os dias e sabemos que a resposta é diferente para cada pessoa. Cinema nos muda e é nosso dever saber o quanto devemos trazer da tela para a vida real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

Nem assistimos "#LegoStarWars: Contos Aterrorizantes", mas já amamos as referências. #StarWars

De acordo com alguns vazamentos, a duração de #HomemAranhaSemVoltaParaCasa é de 2 horas e 37 minutos. #SpiderManNoWayHome

Apresentando... as #DCFanDome Fridays! Para te contar tudo sobre isso, trouxemos ele mesmo: Jim Lee 🙌