Dos palcos para as telas: conheça filmes que contam a trajetória de artistas importantes para a música no Brasil

O 44º Festival de Gramado trouxe para os fãs a cinebiografia de uma das melhores cantoras populares do Brasil: Elis Regina. Para aproveitar o assunto de cinebiografias, separamos 08 filmes que trazem no seu roteiro um pouco da história da música brasileira e os cantores e compositores que fizeram parte dessa linda cultura no país.

01Daniel Oliveira interpretando Cazuza

Um dos filmes mais marcantes que temos é o “Cazuza: O Tempo Não Para” que faz um resumo da trajetória de Agenor Araújo Neto, o Cazuza que inicialmente foi do Barão Vermelho e depois seguiu carreira solo. Interpretado por Daniel de Oliveira, que foi aclamado pela crítica, o filme foi lançado em 2004 e trouxe uma esperança ao cinema nacional por revelar e traduzir, de forma poética, toda a essência do cantor. Foi uma bela produção do cinema brasileiro dirigido pela cineasta Sandra Werneck.

02Tom Jobim

“A Música Segundo Tom Jobim” foi lançado em 2012 e não é considerado nem ficção, nem um documentário. O filme narra a história do músico e faz um contraponto dos fatos históricos através das composições, interpretado por ele e por outros artistas em diversos cenários. O filme sai do padrão documentário com depoimentos de artistas do mesmo ramo e vai além, trazendo mosaicos com a história de Jobim e mostra também o artista cantando suas belas músicas. Basta lembrar da abertura dos jogos olímpicos com a bela e modelo Gisele Bündchen desfilando ao som de “Garota de Ipanema”, cantada no evento pelo neto Daniel Jobim, que dá vontade de estourar uma pipoca e ligar o filme.

03Tim Maia interpretado por Bubu Santana

O filme “Tim Maia”, que conta a história do cantor que traz o nome do filme, é uma cinebiografia baseada no livro “Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia”. É retratado os cinquenta anos de vida do artista desde sua infância até sua morte. O filme trouxe o real Tim Maia, que era de se esperar: um cara desbocado, divertido e também com muitos outros lados como ser polêmico, oportunista e drogado. A história do cantor que queria sossego, não pensa em dinheiro e só quer amar foi muito bem adaptada, mas também trouxe críticas, como a de Roberto Carlos, que não gostou da história. Roberto havia humilhado Tim Maia. O filme deve ser conferido se você quer conhecer a história desse cantor que lutou para chegar onde chegou. Foi lançado em 2014.

04Raul Seixas

“Raul Seixas: o início, o fim e o meio” é um documentário e não poderia ser deixado de fora. Dirigido por Walter Carvalho, foi reconstruída a imagem do cantor através dos fãs, companheiros e outros artistas contemporâneos. O documentário traduziu o grande ícone Raul e traz tudo o que estava por trás dele. No caso, Paulo Coelho, que é entrevistado, era seu maior parceiro nas composições. Além disso, são mostrados também os muitos sósias do cantor, que o imitam até hoje. O documentário foi lançado em 2012 e vale a pena conferir a história e o que está por trás da frase, dita até hoje em shows no Brasil, “Toca Raul”.

05Thiago Mendonça interpretando Renato Russo

Quem não decorou toda a letra de Faroeste Caboclo? Em 2013 foi lançada a cinebiografia do cantor Renato Russo, que leva o nome de sua música “Somos Tão Jovens”. Em 1973 Renato, que é interpretado por Thiago Mendonça, acabava de se mudar com a família para a cidade de Brasília. A trajetória do cantor começa com uma doença óssea, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Foi assim que Renato Russo passou a se interessar por música, afinal, teve que passar um longo período em casa. Fundou a banda Aborto Elétrico e depois o Legião Urbana. O filme sofreu algumas críticas negativas, levando em consideração que escrever sobre o cantor é difícil e foram deixados de lado muitos fatos importantes que trariam uma compreensão as letras do cantor.

06Cena do filme ‘Gonzaga – De Pai Para Filho’

“Gonzaga – De Pai Para Filho” foi lançado em 2012 e mostra a história do Rei do Baião, o tão conhecido Luiz Gonzaga ou Gonzagão e mostra conversas realizadas dele com seu filho, Gonzaguinha. O longa percorre toda a trajetória de Gonzaga, desde quando sai de casa ainda jovem até quando ele tem seu filho. Mostra também que ele perguntou ao Deus do céu, porque tamanha judiação e tudo o que ele fez para chegar onde chegou, vencendo muitos preconceitos. Baseado em conversas reais de pai para filho, o filme conta com uma trilha sonora que emocionou o Brasil.

07Rafael Raposo interpretando Noel Rosa 

Não podia deixar de destacar o filme “Noel – Poeta da Vila” que conta a história de um dos precursores do samba brasileiro. O filme traz a trajetória do jovem engraçado de 17 anos que saiu de casa, estudou medicina e tocava numa banda regional até ser desafiado pelo compositor Ismael Silva que propôs que ele compusesse um samba. Noel, então, usa a paródia do Hino Nacional para compor “Com Que Roupa? ” que faz um grande sucesso nas rádios de todo o país. É um ótimo filme para conhecer a história de Noel Rosa, um homem que mudou a história da música popular brasileira.

08Antonio Fagundes como Heitor Villa Lobos

Por fim, Villa-Lobos, o maior compositor do Brasil e América Latina, é relatado no filme “Villa-Lobos-Uma Vida de Paixão”. Lançado em 2000, a história é um drama biográfico e tem início com o Villa-Lobos já velho, saindo para um concerto de gala no teatro municipal, onde seria homenageado. A partir desse acontecimento, tudo o que acontece no filme são as lembranças de sua vida. Vale a pena conferir.
No Brasil, há muitos cantores e compositores importantes para a cena musical. Muitas cinebiografias ainda não foram colocadas nas telas do cinema. Qual outro artista musical você acha que merece um filme para contar sua trajetória?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

Segundo rumores, o vilão de #TheFlash será o próprio Flash! Em uma versão sombria do universo de Tim Burton e o Batman do #MichaelKeaton, o vilão será interpretado pelo próprio #EzraMiller.

Comédia do jeito que a gente gosta! Ashton Kutcher e Reese Witherspoon vão estrelar "Your place or mine", um novo filme da #Netflix onde dois amigos vão trocar de casa por uma semana e terão as vidas "viradas de ponta cabeça".

2

Estão encerradas as gravações de #OSenhorDosAnéis da Amazon. Seriado de 8 episódios estreia em setembro de 2022. #LOTRonPrime

4

#RachelZegler e #AnselElgort são as estrelas de #AmorSublimeAmor, longa de #StevenSpielberg que chega aos cinemas ainda este ano.

Na onda de sucesso de Ted Lasso, a #Netflix está produzindo um longa sobre jogares de futebol sem teto que participarão da "Copa dos Sem Teto". O veterano inglês Bill Nighy é o grande destaque do elenco.