FALCÃO E O SOLDADO INVERNAL | APÁTRIDAS, SUPER-SOLDADOS E BARÃO ZEMO EXPLICADOS

O segundo episódio de Falcão e o Soldado Invernal, série que teve a estreia mais assistida da história do Disney+, superando Wandavision, chegou hoje ao streaming e trouxe informações importantes para o desenvolvimento da trama, apresentando novos personagens, incluindo o aguardado retorno do vilão Barão Zemo.

Confira os principais destaques desse segundo episódio, explicados:


JOHN WALKER – O NOVO CAPITÃO AMÉRICA E O ESTRELA NEGRA

Já falamos sobre a origem de John Walker nos quadrinhos aqui, mas esse episódio nos apresentou um pouco mais da origem de John Walker no UCM. Diferentemente dos quadrinhos, até o momento Walker foi apresentado na série como um soldado “do bem”, que não necessariamente gosta de seu novo emprego como Capitão América.


O episódio também apresentou ao  Lemar Hoskins (Clé Bennett), soldado amigo de Walker e novo herói Estrela Negra (Battlestar), que luta lado a lado com o novo Capitão América, assim como nos quadrinhos.


SAM E BUCKY TRABALHANDO JUNTOS


No primeiro episódio vimos um pouco mais das histórias individuais de Sam e Bucky, mas agora podemos acompanhar sua história conjunta, com uma dinâmica hilária, já que Bucky insiste que Sam cometeu um erro ao desistir do escudo do Steve Rogers e os dois tentarão, juntos, recuperá-lo.


OS APÁTRIDAS

Foram dadas mais informações a respeito dos Apátridas, grupo extremista que defende a unificação dos povos e o desaparecimento das nações, pode parecer a personificação de “Imagine”, do John Lennon, mas não se engane, eles não hesitam em utilizar da violência para tentar alcançar seus objetivos e defendem também que o mundo era um lugar melhor depois do blip e que a metade da população que desapareceu deveria ter continuado assim, desaparecida (na série, esse é o motivo que inspira a criação do grupo).

Os Apátridas têm origem nos quadrinhos e Karli Morgenthau (Erin Kellyman) é uma vilã bem conhecida por John Walker e Steve Rogers, mas com uma diferença: nos quadrinhos, Karli é Karl, identidade secreta do vilão Apátrida, fundador da U.L.T.I.M.A.T.U.M., uma organização que, assim como os Apátridas na série, tinha como objetivo destruir o conceito de nação e governo, sendo, evidentemente, uma oposição direta ao Capitão América, que literalmente veste a bandeira de uma nação. 

Tão perigoso quanto seus ideais é o seu potencial físico. Esse episódio confirmou que o grupo conta com super-soldados, que receberam o soro Erskine do Mercador do Poder e representam, então, uma ameaça ainda maior do que Sam e Bucky podiam imaginar.


ISAIAH BRADLEY E A QUESTÃO RACIAL

Desde antes de seu lançamento, os criadores da série já falavam da intenção de discutir o racismo estrutural nos Estados Unidos e a questão começou a ficar mais evidente a partir do personagem de Isaiah Bradley (Carl Lumbly), um super-soldado negro que surgiu nos quadrinhos justamente para tratar de representatividade. 

Bradley foi um dos homens negros que foram transformados em super-soldados para servir como arma do governo norte-americano na Guerra da Coreia e depois foi descartado pelo mesmo governo que o mandou pra prisão por 30 anos enquanto performavam testes e experimentos sem seu consentimento. 

O neto de Bradley, que aparece brevemente no episódio, também deve ter um papel maior na história mais pra frente, já que Eli Bradley, nos quadrinhos, se torna o herói Patriota e faz parte dos Jovens Vingadores.


BARÃO ZEMO

A última vez que Zemo (Daniel Brühl) apareceu no UCM foi em Capitão América: Guerra Civil, quando foi capturado pelo Pantera Negra depois de ter cometido uma série de crimes, incluindo matar o pai do herói de Wakanda. 

Você deve se lembrar que Zemo tem um vasto conhecimento sobre a Hydra, já que, para se vingar dos Vingadores, que ele culpava pelo ataque de Ultron, ele foi atrás dos responsáveis pelo Soldado Invernal e ainda descobriu como “ativar” o “modo assassino” em Bucky.

E é por conta desse conhecimento que Zemo volta ao UCM em Falcão e o Soldado Invernal. Sam e Bucky, buscando saber mais a respeito dos Apátridas e do super-soldados, decidem visitar Zemo em sua prisão, acreditando que a Hydra está por trás do grupo extremista e que ele é o único que pode lhes passar as informações necessárias para derrotá-los. 


Os dois primeiros episódios de Falcão e o Soldado Invernal já estão disponíveis no Disney+ e novos episódios são liberados às sextas-feiras.