Hora do susto: 40 jump scares, um único vídeo

Filmes nos transportam para mundos alternativos onde compartilhamos as vidas dos personagens que neles habitam. O cinema é uma experiência de imersão e sabendo disso, os realizadores combinam os recursos narrativos para ao mesmo tempo afetar personagens e público. Um jump scare é justamente isso.

O jump scare é uma convenção cinematográfica, presente principalmente no gênero de terror, mas não é exclusividade desse segmento – como veremos no supercut abaixo. É só quando o realizador perde o controle da aplicação, cometendo exageros, que essa convenção ganha a conotação negativa delegada ao clichê.

Quando bem executado, em uma combinação de decupagem, efeitos práticos ou digitais, movimentos de câmera e som, o jump scare afeta o público fisicamente. É o sobressalto, um pulo que nos descola da cadeira e acelera as batidas do coração e aguça o.

Apague a luz, use bons fones de ouvido e assista ao vídeo do Burger Fiction em tela cheia:

Como dito antes, essa convenção cinematográfica é presença certa no terror, mas não se resume a isso. O vídeo inclui o uso desse recurso em thrillers, filmes de super-herói e comédias.

Analisando esses jump scares, independentemente do gênero, um elemento se destaca fazendo o elo entre todos eles e raramente é notado: o som. É a construção sonora da cena, na combinação de elementos diegéticos e extra-diegéticos que induz e pontua a tensão, coroada com a inserção da imagem inesperada.

Quantos vezes você se pegou apertando os dentes ou se segurando na cadeira enquanto assistia a esse vídeo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

Nem assistimos "#LegoStarWars: Contos Aterrorizantes", mas já amamos as referências. #StarWars

De acordo com alguns vazamentos, a duração de #HomemAranhaSemVoltaParaCasa é de 2 horas e 37 minutos. #SpiderManNoWayHome

Apresentando... as #DCFanDome Fridays! Para te contar tudo sobre isso, trouxemos ele mesmo: Jim Lee 🙌