Ladões de bicicleta/ Pipoca De Pimenta

“Roma. Anos duros do pós-guerra. Fome, miséria e desemprego. Antonio Ricci procura trabalho, qualquer um. Depois de muitas tentativas, surge-lhe um emprego como afixador de cartazes publicitários nas ruas de Roma. Antonio sente-se feliz, assim como a mulher e o filho. No entanto, um dia um ladrão rouba-lhe a bicicleta. Antonio fica desesperado porque sem ela não pode trabalhar. Esta de tal maneira perdido que pede ajuda aos amigos e ao filho para recuperá-la”.

Um importante movimento da história cinematográfica foi o Neorrealismo Italiano, que propunha levar as telas o cotidiano da Itália pós-guerra (como o desemprego), geralmente filmado em áreas pobres e com atores amadores. O dizer de Cesare Zavattini (um dos principais nomes do Neorrealismo) exprime bem: Montemos a câmera na rua, num quarto, observemos com paciência insaciável, treinemo-nos para contemplar nossos semelhantes em seus gestos mais simples. Ao lado de “Roma, cidade aberta” de Rossellini, “Ladrões De Bicicleta” de Vittorio De Sica mostram-se como os principais representantes do movimento.
O longa de 1948 demonstra um conto do dia a dia que incorpora dramaticidade brilhante, tornando-se um frenesi de duas cores. Ao longo da jornada de Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani) e seu filho Bruno (Enzo Staiola) para recuperar a tal bicicleta que fora roubada, tudo parece conspirar contra, inclusive a tumultuada cidade. Sempre abarrotada de bicicletas para todo o lado. Um campo aberto, para a batalha de valores, sejam quais forem, tendo sempre em mente o ressentimento e medo. A modificação de um provérbio faria sentido, “Cuide-se caça, mesmo o caçador não estando por perto. Outra caça pode roubar seu alimento”.
A obra do italiano proporciona quase a mesma sensação de ler um poema bucólico, simples e belo. É sem dúvidas um dos melhores filmes de todos os tempos.

Por Anderson Fernandes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

Tá longe, mas estamos passando para avisar que #OEsquadrãoSuicida tem uma cena pós-créditos! Relaxa, que a gente avisa novamente mais perto 😉

Quartas são as novas sextas! Depois de #Loki e #MonstrosNoTrabalho, a Disney anunciou que em breve TODAS as suas novas produções originais serão lançadas na plataforma às quartas-feiras e não mais às sextas-feiras.

#StevenSpielberg está produzindo um longa sobre a sua própria infância!

Tyrese Gibson, ator de "Morbius", alegou em entrevista que o filme faz parte do MCU.

Colin Farrell e Rachel Weisz vão estrelar longa "Love Child", que contará a história de uma criança que trama uma fuga de um pai brutal para ficar com sua mãe.

2

"BULLET TRAIN" (Trem bala, em tradução livre), será um thriller de ação com Brad Pitt e Sandra Bullock que chega aos cinemas em abril do ano que vem. https://twitter.com/SuperCinemaUp/status/1404769296014843910/photo/1

2