LISTA | 15 EASTER EGGS E CURIOSIDADES DE LUCA, O NOVO FILME DA PIXAR

“Luca” já está disponível no Disney+ (e você pode conferir nossa crítica aqui), e o longa-metragem acompanha as aventuras de um garoto durante um verão inesquecível repleto de pasta, gelatos e passeios incríveis de Vespa (ou algo parecido) ao lado de seu novo amigo Alberto. Mas toda a diversão é ameaçada por um segredo muito bem escondido: os dois são monstros marinhos de um mundo logo abaixo da superfície da água.

“Luca” é uma divertida e comovente história sobre amizade, sair da sua zona de conforto e “uma carta de amor para os verões da nossa juventude – aqueles anos de formação em que você está se descobrindo”, nas palavras do próprio diretor.

Para entrar no clima, reunimos algumas curiosidades dos bastidores, que pudemos ouvir com exclusividade em uma conferência com Enrico Casarosa na última semana, bem como alguns easter-eggs do filme. Confira:

  • Alberto da vida real

Os personagens principais da animação, Luca e Alberto, são baseados no próprio diretor (Enrico Casarosa) e seu amigo de infância, também chamado Alberto, que ele conheceu aos 12 anos de idade. Além disso, o cenário litorâneo da Itália também vem de uma inspiração de infância do cineasta — ele cresceu em Gênova, cidade portuária na Ligúria, onde se passa o filme. Em recente tour para a divulgação do filme na Itália, Enrico e o Alberto de verdade puderam reproduzir algumas cenas do filme. Confira:

  • Cinema italiano na tela!

Casarosa inspirou-se, em partes, nos filmes italianos dos anos 1950, incluindo “A Estrada da Vida (La Strada)” e “A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday)”. Pôsteres criados pela Pixar para ambos aparecem no filme. Outras fontes de inspiração incluem mitos, lendas e tradições italianas – desde contos de dragões até a história de um polvo que toca sinos que salvou uma aldeia de um grupo de piratas.

  • Feito em casa

Boa parte do filme foi finalizada em home office, seja o trabalho dos animadores, seja o trabalho dos dubladores. Jack Dylan Grazer (voz de Alberto na versão original) gravou todas as suas falas no closet de sua mãe! Assista parte da gravação:

  • Vozes italianas

Vozes das crianças de Portorosso, que podemos ouvir ao fundo, são vozes de crianças italianas em qualquer versão do filme! Na versão original, em inglês, 3 italianos são responsáveis pelas vozes de Ercole (o antagonista), Massimo (o pai de Giulia) e a Senhora Marsigliese (a organizadora do campeonato). O próprio diretor faz uma pequena participação dando a voz ao pescador que grita “What’s wrong with you, Stupido!”.

  • HumanosXMonstros

Para distinguir as formas mais orgânicas e arredondadas de Luca e Alberto, os artistas da Pixar deram a Giulia formas triangulares, seja em seu cabelo e em suas roupas.

  • Escamas!

Luca, em sua forma de monstro, possuí 3436 escamas animadas em seu corpo!

  • Expressões e gestos

Existem 221 e 223 controles individuais nas bocas de Luca e Alberto, respectivamente, para ajudar os animadores a criarem as expressões arredondadas na boca que usam ao longo do filme. E podemos observar diversos gestos italianos ao longo filme, os quais o diretor precisou pedir ajuda para seus conterrâneos pois não confiava em suas memórias da terra natal.

  • Italiano ou Inglês?

A versão original do filme possuí o áudio em inglês, porém são diversas expressões italianas que podemos escutar ao longo de todo filme. Para uma experiência completa, o diretor sugere assistir primeiro em sua versão original em inglês e depois aproveitar a oportunidade para assistir ao filme completamente em italiano, já que podemos escolher no Disney+.

  • Peixe-cabra

Luca cuida de um rebanho de peixes-cabra no filme, como parte de suas tarefas diárias. Os peixes-cabras existem de verdade, sendo algumas espécies encontradas na costa italiana.

  • A bola!

A icônica bola da Pixar pode ser vista presa em um telhado, quando a corrida de bicicleta começa para o campeonato de Portorosso.

  • Pizza Planet!

Assim como em TODOS os filmes da Pixar, podemos encontrar o caminhão do Pizza Planet em Portorosso, em forma de um “VespaCar”, típico carro italiano de 3 rodas.

  • 20.000 léguas submarinas

No cinema de Portorosso podemos encontrar um pôster do clássico filme de Walt Disney, inspirado na obra de Júlio Verne, “20.000 léguas submarinas”, que estreou em 1954.

  • De Portorosso para Emeryville?

O número do trem de Luca é 94607, o CEP da Pixar em Emeryville na Califórnia! E no bilhete para o trem podemos encontrar a clássica referência A113, que também encontramos em todos os filmes do estúdio, e faz referência ao número de uma sala de aula onde muitos dos artistas da Pixar estudaram.

Compre “Luca”: https://amzn.to/3zlQb5m
Compre “The Art of Luca”: https://amzn.to/3vdOHH6
  • Telescópios

Quando Luca e Giulia olham pelo telescópio, ela menciona que o objeto pertence ao “Velho Bernardi”. Essa é uma homenagem ao grande amor que Chris Bernardi, supervisor de set, tem pela astronomia e astrofotografia. Tanto é que Bernardi possui nada mais, nada menos, que seis telescópios!

  • Donald e Pinóquio

No quarto da Giulia, podemos ver uma referência ao Pato Donald, e claro, ao ícone italiano Pinóquio, que não aparece somente na fantasia de Luca e no livro, mas também na prateleira!

  • La Luna

O diretor revelou que pediu ao mesmo artista que modelou o “pai” em seu curta “La Luna” para modelar o pai de Giulia no filme. É praticamente a mesma pessoa, não acham?

O pai do garotinho de “La Luna”
O pai de Giulia em “Luca”

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

Uma possível sequência de #JungleCruise já está em pauta entre os executivos da Disney.

Lashana Lynch (Maria Rambeau), voltará em #TheMarvels apesar de sua morte em #WandaVision.

Leslie Grace foi escalada para viver a Batgirl no filme solo da heroína para a HBO Max.

Vão começar as gravações da terceira temporada de "The Mandalorian"/Pode ser que seja sem o Baby Yoda(Grogu).

2

5 FATOS SOBRE "TURNER E HOOCH":
1. A série é uma continuação/reboot do filme de 1989.
2. Josh Peck não supera Tom Hanks, claro, mas manda muito bem.
3. Não tem como não se apaixonar pelo Hooch.
4. Mesmo abusando dos clichês, a série é divertida.
5. Estreia amanhã no Disney+.

Segundo rumores, Tom Holland já estaria em negociações para mais uma trilogia do Homem-Aranha.