Maestá, a Paixão de Cristo – 5º Olhar De Cinema

Você já deve ter entrado em uma Igreja católica, mesmo que essa não seja sua religião, portanto já deve ter visto aqueles quadros em sequência representando a história de Jesus. Ao assistir ao francês ‘Maestá, a Paixão de Cristo’, do diretor Andy Guérif, essas sequências ganham vida, mas de uma forma diferente das outras representações da história do homem mais falado do mundo.
O filme todo é representando dentro de molduras, em praticamente um só plano geral, permitindo que o espectador tenha uma visão panorâmica de todos os acontecimentos envolvendo Jesus.
Nada disso não seria possível se essa história já não fosse tão conhecida por todos. Não há qualquer intimidade com o espectador, muito disso se dá pelo plano tal aberto, que não nos permite, de fato, conhecer os atores em cena.

maxresdefault

São utilizados ícones em um processo semiótico que faz com que compreendamos a produção, que leva em conta justamente esse entendimento prévio da história.
O diretor francês entende que uma produção como essa ficaria cansativa e redundante se fosse de longa duração. ‘Maestá, a Paixão de Cristo’ tem apenas 60 minutos de duração, preservando a atenção do espectador, que após esse período poderia entrar em total queda, visto que o filme não tem trilha sonora, não constrói nenhuma intimidade com o espectador e não se utiliza de meios alternativos para prender a atenção por mais tempo. Isso não é ruim, apenas uma questão ideológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

"Clifford" foi adiado indefinidamente, devido a variante delta do #COVID19. Possivelmente outros grandes títulos sejam adiados também!

Tom Hanks se juntou ao elenco do próximo filme de Wes Anderson. Tilda Swinton, Adrian Brody, e Bill Murray (como, quase, sempre) também fazem parte do projeto. Lembrando que antes, veremos o trabalho de Anderson em "A Crônica Francesa" que estreia em outubro.

Depois da Netflix, é a vez da #Disney passar a exigir a vacinação contra o #COVID19 para todos os seus funcionários.

Taika Waititi está escrevendo o roteiro de uma nova versão de Flash Gordon para um longa.

2

Figuras em tamanho real em um cinema, revelam o visual de #Carnificina em #Venom2.
#VenomLetBeCarnage #Carnage

Novas imagens de #WhatIf foram divulgadas. Confira:

4