O AUTO DA BOA MENTIRA | COMÉDIA NACIONAL HOMENAGEIA O HUMOR E IRREVERÊNCIA DA OBRA DE SUASSUNA

A mentira e suas possíveis consequências são o tema da nova comédia nacional “O Auto da Boa Mentira”.

O filme dirigido por José Eduardo Belmonte foi gravado antes da pandemia e é uma ótima opção de entretenimento no meio dessa pandemia e tempos “sombrios”. A comédia é leve, gostosa de assistir e tem a cara do povo brasileiro, e isso tudo não poderia ser diferente, já que “O Auto da Boa Mentira” junta quatro histórias distintas, todas baseadas em entrevistas, frases e palestras do cavaleiro do nordeste, Ariano Suassuna.

O mestre da literatura brasileira, criador do clássico “O Auto da Compadecida” nos deixou um legado de incríveis frases, causos e contos sobre diversos temas e o escolhido para ser o centro desse filme, sendo o fator comum entre as quatro narrativas é a mentira (além do elenco talentosíssimo).

Na primeira história Leandro Hassum vive um cara sem-graça e praticamente invisível para todos ao seu redor até que tem a oportunidade de se passar por outra pessoa, uma muito famosa, desde que minta e ainda tem uma brincadeira com Hassum e toda a história do “você era mais engraçado quando era gordo”. Nanda Costa também está presente como um Femme fatale à procura de vingança.

A segunda história, que é também uma das mais bonitas e interessantes, traz Cássia Kis e Renato Góes como mãe e filho que lidam com um rumor que Fabiano (Renato Góes) ouve sobre seu pai, já falecido, e uma companhia circense. Jackson Antunes também tem um papel importante na trama.

Depois temos a história mais engraçada, na minha opinião, em que um gringo, interpretado por Chris Mason, é guia turístico nas favelas do Rio de Janeiro e mostra que rapidinho aprendeu a contar aquelas mentiras inocentes que o povo brasileiro já está acostumado a ouvir e a contar, mas não estava preparado para as consequências. Sérjão Loroza, que rouba a cena, e Jesuíta Barbosa também fazem parte do elenco.

Por fim, temos a história de uma estagiária de uma agência que acaba sendo convidada para a festa da firma de final de ano na casa do seu chefe e se sente completamente deslocada, principalmente quando seus colegas de trabalho ficam chocados por ela nunca ter ido à Disney, e encontra a solução numa mentira. Luis Miranda interpreta o chefe Norberto e Johnny Massaro interpreta Felipe, por quem Lorena, a estagiária (Cacá Ottoni) tem uma quedinha. Juntos, eles fazem parte de uma das cenas mais engraçadas do filme.

Com uma linguagem lúdica e muito brasileira, as histórias funcionam bem juntas e José Belmonte consegue fazer jus ao trabalho de Suassuna. Inclusive, durante o filme somos apresentados a pequenos trechos de entrevistas com o escritor que nos lembram de seu humor irreverente e fazem homenagem à sua relevância para o cenário cultural do Brasil.

A comédia nacional tem vários pontos positivos além do roteiro de João Falcão, Tatiana Maciel e Célio Porto, e um deles é o elenco, talentoso do começo ao fim. Algumas histórias são melhores que outras, mas todas são divertidas de assistir. Conversamos com os atores Luis Miranda e Renato Góes sobre bastidores, o filme e seus personagens e você conferir a entrevista aqui.

“O Auto da Boa Mentira” chega aos cinemas em 29 de abril.

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

Hayden Christensen estará na série "Ahsoka", do Disney+. Ele pode voltar como Anakin ou Darth Vader em flashbacks ou como um fantasma da força, ou ainda tudo isso. Rosario Dawson interpreta a protagonista que dá o título da série

2

Ryan Gosling está em negociações para viver o Ken no live-action "Barbie". Longa será estrelado pela Margot Robbie e dirigido por Greta Gerwig (de "Lady Bird" e "Adoráveis Mulheres").

2

CEO da WarnerMedia Studios, Ann Sarnoff, sobre #Duna Parte Dois: “Se nós teremos uma sequência? Se você assistiu ao filme, eu acho que você sabe a resposta".

#Duna tem qualidade suficiente para agradar diferentes espectadores, porque é um filme lindo visualmente e super detalhado, bem cara do diretor Denis Villeneuve.

Temos um título! A sequência de "Homem-Aranha no Aranhaverso" recebeu o título "Homem-Aranha através do Aranhaverso", em tradução livre.