Viggo Mortensen, conhecido pelos fãs de “Senhor dos Anéis” como Aragorn, está entre os indicados ao Oscar 2017, que acontece no próximo domingo (26). Ele concorre pelo filme “Capitão Fantástico”, ao lado de Denzel Washington, Andrew Garfield, Ryan Gosling e Casey Affleck.

Em meio a estes nomes, Viggo é o candidato com menores chances de levar o prêmio para casa, a começar pelo fato de que seu filme é menor que o de seus concorrentes. Porém, somente pela relevância deste último papel, vale relembrarmos um pouco da sua carreira e, assim, analisar suas chances reais de ganhar uma estatueta.

Viggo Peter Mortensen Jr. nasceu de um casamento de um dinamarquês com uma americana, em 1958, e passou sua infância em Manhattan, nos Estados Unidos. Porém, grande parte dela viveu na Argentina, Venezuela e Dinamarca.

No começo dos anos 1980, Viggo largou sua profissão de caminhoneiro na Dinamarca e voltou para Nova York. Lá, se formou na St. Lawrence University e estudou interpretação no Warren Robertsons Theatre Workshop, em Los Angeles. Em 1984 fez sua primeira estreia, na minissérie “George Washington”, mas o teatro era seu forte – tanto que recebeu o Dramalogue Critics Award por sua performance em “Bent”. Um ano depois, Viggo viria a se certificar nas telonas, após o sucesso com o personagem Moses Hochleitner em “A Testemunha” (1985), protagonizado por Harrison Ford. Após o lançamento do filme, Viggo começou a aparecer mais vezes, tanto no cinema quanto na TV, a exemplo de sua praticipação em “Miami Vice”, em 1986.

Viggo se mudou definitivamente para Los Angeles em 1987 e participou da comédia “Salvation! Have You Said Your Prayers Today?”. Nela, conheceu a atriz Exene Cervenka, com quem se casou no mesmo ano. O casamento rendeu o nascimento de seu filho, Henry.

O ator voltou às telonas em 1990 com “Unidos Pelo Sangue” e seguiu uma linha de papéis de vilões e marginais: “Jovem Demais Para Morrer” (1990), “O Pagamento Final” (1993) com Brian de Palma e “Anjos Rebeldes” (1995). Durante esse período também passou por “Ruby Cairo” (1993), “Boiling Point – Em Ponto de Bala” (1993), “American Yakuza” (1993) e “Maré Vermelha” (1995), no qual trabalhou com Tony Scott.

Mas a vida de Viggo começou a ganhar um rumo diferente quando, em 1996, participou de “Retrato de Uma Mulher”, em que era um dos homens que cortejava Nicole Kidman. Dali para frente, passou a dividir a telona com outras grandes estrelas do cinema, como em “Daylight” (1996), ao lado de Sylvester Stalonne, “Até o Limite da Honra” (1997) com Demi Moore e, inclusive, chegou a seduzir e quase matar Gwyneth Paltrow em “Um Crime Perfeito” (1998) – filme em que o ator faz o papel de um artista e, como preparação, pintou os quadros que foram utilizados nas filmagens.

Viggo Mortensen como John E. Faro em “Ruby Cairo”

No início do novo século, o ator realizou uma exposição com suas fotografias na Robert Mann Gallery, em Nova York. Curioso lembrar que Viggo, além de ator de cinema, é também pintor, fotógrafo, poeta e músico de jazz. Tanto que, antes da fama, lançou seu livro de poesias intitulado “Ten Last Night” e três discos de jazz.

Em 2001, atuou naquele que podemos chamar do filme de sua vida, ou melhor, o início da trilogia da sua vida. Seguindo o conselho de seu filho, Viggo ficou imortalizado como Aragorn na trilogia “Senhor dos Anéis” (2001 – 2002 – 2003) e, nesse tempo, viveu muitas histórias que devem ser contadas.

Meu capitão, meu rei

Durante as gravações do primeiro filme da trilogia, “A Sociedade do Anel” (2001), Viggo perdeu um dente enquanto recebia instruções de manejo de espada e, imediatamente, a equipe pediu para o ator ir ao dentista. Mas ele decidiu simplesmente pegar um tubo de “supercola” e cola-lo de volta.

Viggo foi o único ator de todo o elenco a utilizar uma espada realmente feita de aço, que pesava 4kg, enquanto todo o resto da equipe utilizava os materiais feitos de alumínio pela Weta, empresa de Peter Jackson responsável pelos efeitos e pela produção. Durante as gravações da cena após a batalha contra os Wargs, em que Aragorn cai no rio, o ator quase se afogou devido ao peso da roupa e a força da correnteza naquele dia.

Além de todas as habilidades citadas, Viggo também é um ótimo cavaleiro: chegou a exigir que o roteiro da trilogia fosse reescrito para aumentar suas cenas a cavalo e sempre mantinha seu companheiro por perto, mesmo quando não gravava.

Como se não bastasse o dente ou quase morrer, o ator também sofreu um acidente na Nova Zelândia, durante as gravações. Quando saiu para surfar com outros atores, voltou com um hematoma do lado direito de seu rosto. Com isso, Peter Jackson teve que gravar apenas o lado esquerdo do ator durante toda sequência de Moria.

Após todo o sucesso de “Senhor dos Anéis”, Viggo atuou em “Mar de Fogo” (2004), “Marcas da Violência” (2005) e em “Alatriste” (2005). Em 2004, com seu nome já projetado internacionalmente, o ator passou a integrar a Academy of Motion Picture Arts and Sciences (AMPAS), tendo recebido inúmeras indicações e prêmios e influenciado na indicação do Oscar de Melhor Ator por “Senhores do Crime” (2007). Para esse papel, o ator teve aulas de dialeto ucraniano e passou várias semanas na Rússia para entender e incorporar melhor as características de seu personagem.

Após a indicação, voltou aos cinemas em “Um Homem Bom” (2008), “Appaloosa – Uma Cidade Sem Lei” (2008) e “A Estrada” (2009).

Viggo é um pai que vive com a família longa da civilização em ‘Capitão Fantástico’, filme que rendeu uma indicação ao Oscar

Sua carreira como ator continuou com “Um Método Perigoso” (2011), em que voltou a trabalhar com Cronenberg, e “Na Estrada” (2012), com Walter Salles. Além destes, fez “Longe Dos Homens” (2013), “Jauja” (2014), “As Duas Faces de Janeiro” (2014) e “Capitão Fantástico” (2016), que voltou a colocar o ator entre os indicados ao Oscar.

Com 37 filmes e uma série em sua careira, Viggo teve quatro indicações a prêmios, duas vezes apenas no Globo de Ouro, uma vez no Oscar e uma vez no MTV Movie Awards. No entanto, ainda não levou nenhum. Ele já provou ser, além de incrível ator, um artista. Quem sabe, aos 59 anos, ele consiga ganhar sua primeira estatueta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

Confira o cartaz da nova série original "Tico e Teco: Vida no Parque":

A sequência de "Scooby!" já está em desenvolvimento!

"Hotel Transilvânia: Transformonstrão" foi adiado para outubro nos EUA. Apesar de provável, não temos notícias do adiamento aqui no Brasil também. Filme deveria estrear em julho.

INVASÃO SECRETA | Em entrevista, #EmiliaClarke disse que vive em constante medo de revelar algo sobre seu personagem sem querer. Seriado ainda conta com Samuel L. Jackson, Ben Mendelsohn e Olivia Colman e chega no ano que vem ao #DisneyPlus.

Em entrevista, Michael Waldron (co-roteirista de Doutor Estranho 2) disse que a pandemia permitiu que ele e Sam Raimi deixassem o filme ainda mais assustador.

#JuliaStiles, atriz conhecida por "10 coisas que eu odeio em você" e a franquia "Bourne", dirigirá seu primeiro filme, um drama romântico chamado "Wish You Were Here".