No último domingo aconteceram as eleições no Brasil inteiro. É um momento de muitos debates e disputas para os cargos de prefeito e vereadores em todos os estados brasileiros. A política é um assunto que nos cerca, afinal o comando de um país parte dela.

No cinema também é abordado esse assunto entre filmes que trazem uma certa realidade do que acontece por trás de tudo isso. Listamos 08 histórias sobre política e eleições.

imagem_01Créditos: Divulgação

Em 1939 foi lançado o clássico “A Mulher Faz O Homem” em que James Stewart interpreta Jefferson Smith. Ele é um homem simples que veio do interior e é convidado para se tornar senador dos Estados Unidos. Com o passar do tempo, ele descobre o quão sujo é a política. Smith então assume-se como um incorruptível e traz fúria de muitos. A partir disso, começam a gerar falsas acusações sobre ele. É um filme clássico e obrigatório de estar naquela listinha de filmes para se ver na vida.

eleição - pipoca de pimenta - eleiçõesCréditos: Divulgação

Nas escolas, as eleições acontecem também e são muito importantes na fase adolescente de cada um. Um filme que traz isso em discussão é “Eleição” de 1999. Conta a história do professor que foi eleito três vezes o Professor do Ano, Jim McAllister. Ele decide se candidatar para ser presidente do Conselho Estudantil na escola. Porém ele não espera que sua maior concorrente será Tracy, uma aluna ambiciosa que superou todas as expectativas na escola. É a típica comédia dramática divertidíssima que traz esse lado engraçado de competir numa eleição.

milk a voz da igualdade - pipoca de pimenta - eleiçõesCréditos: Divulgação

“Milk – A Voz da Igualdade” é um filme baseado na história real do político ativista gay Harvey Milk que assume um cargo político na Califórnia. Milk é bem-humorado e foi considerado um dos maiores defensores dos homossexuais e foram essas lutas que o transformaram num líder político, comandando campanhas nacionais pelos direitos dos homossexuais. É um belo filme para se ver e conta um pouco a história de Milk, que foi muito importante na política.

dr. fantástico - pipoca de pimenta - eleiçõesCréditos: Divulgação

Stanley Kubrick com suas obras maravilhosas e humor negro, trouxe para nós o filme “Dr. Fantástico”. Conta a história de um general insano que ordena um bombardeio nuclear contra a União Soviética. Esse filme traz uma sátira sobre o comunismo soviético e autoritarismo dos falcões da Casa Branca.

1984 - pipoca de pimenta - eleiçõesCréditos: Divulgação

Ainda sobre política, um dos filmes mais clássico e atordoantes que existe é o “1984”, baseado na obra de George Orwell. O filme se passa em um mundo pós-apocalíptico em que um regime totalitário controla cada aspecto da vida das pessoas. Elas são vigiadas o tempo todo por um sistema de vigilância chamado de “Grande Irmão” ou em inglês “Big Brother”.

terra em transe - pipoca de pimenta - eleiçõesCréditos: Divulgação

Nas lentes de Glauber Rocha, “Terra em Transe” conta a história de um jornalista entre a poesia e a militância, entre o luxo e a docilidade de massas. Contradições de uma América Latina nada fantasiosa. Filme digno de uma pipoca quentinha quando o assunto é política.

a dama de ferro - pipoca de pimenta - eleiçõesCréditos: Divulgação

Margareth Tatcher é interpretada por Mery Streep em “A Dama de Ferro”. Ela sofreu vários preconceitos até chegar no mais alto escalão da política britânica, adentrando em homens. Ela, muito corajosa, tomou decisões importantes para enfrentar a crise na época visando a recuperação do país.

house of cards - pipoca de pimenta - eleiçõesCréditos: Divulgação

Saindo dos filmes e indo para a séries, não poderíamos deixar de citar o “House of Cards”, série emblemática norte-americana de drama político. Kevin Spacey entra no papel de Francis Underwood, um político ambicioso que almeja um cargo público. É merecida de uma maratona de episódios, pois ela é viciante.

Entre vários filmes que estão por aí, muitas histórias políticas são contadas. Hoje em dia, com a indústria da informação, é muito rápido saber o que os políticos estão fazendo e também é fácil de pesquisar sobre eles. A política é um tema importante para população. Filmes como esses trazem à tona esse tema que é, muitas vezes, deixado de lado pela população ou dito com senso comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

Nem assistimos "#LegoStarWars: Contos Aterrorizantes", mas já amamos as referências. #StarWars

De acordo com alguns vazamentos, a duração de #HomemAranhaSemVoltaParaCasa é de 2 horas e 37 minutos. #SpiderManNoWayHome

Apresentando... as #DCFanDome Fridays! Para te contar tudo sobre isso, trouxemos ele mesmo: Jim Lee 🙌