QUIZ – QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO | A HISTÓRIA REAL POR TRÁS DO MAIOR ESCÂNDALO DO PROGRAMA

Poucas coisas dão mais audiência na televisão do que pessoas reais concorrendo a altos prêmios em dinheiro. Junte isso a um jogo de perguntas e respostas e você tem um dos programas de TV de maior sucesso da Inglaterra – e do mundo.

Quem Quer Ser um Milionário” é um gameshow britânico cujo formato já foi vendido e é televisionado para diversos países, incluindo o Brasil, onde é um quadro do programa Caldeirão do Hulk. Porém, o que era para ser apenas um programa de entretenimento acabou se tornando um grande escândalo na Inglaterra, em 2001, e esse é o evento real que inspirou a minissérie britânica Quiz – Quem Quer Ser um Milionário, disponível no Globoplay.

A minissérie de 3 episódios escrita por James Graham e inspirada na peça de mesmo nome, começa mostrando a origem do programa desde o momento de sua criação até seu sucesso estrondoso por todo Reino Unido. Pouco tempo depois de sua estreia, Quem Quer Ser Um Milionário passou a acumular fãs, mas além de fãs, o sucesso do programa gerou uma comunidade – que mais parece uma máfia – de pessoas que não só amavam o programa como queriam participar dele e, é claro, levar para casa 1 milhão de libras, o maior prêmio já oferecido por um programa de TV na Inglaterra até aquele momento.

No ano de 2001, época em que ainda não existiam os smartphones e que a Internet não era tão acessível a todos, a rede criada pelos fãs do programa parece ainda mais como um esquema mafioso. Diversos fãs por toda Inglaterra ligavam para a emissora todos os dias, guardavam as perguntas da fase classificatória para trocarem respostas e chegavam até mesmo a viajar para ajudarem uns aos outros. Eles criaram uma espécie de comunidade secreta que funcionava como uma rede de informações, estratégias e truques que facilitavam a participação no programa.

É aqui que entra Adrian Pollock (Trystan Gravelle) um homem obcecado por quizzes que tenta, a todo custo, participar do programa. Sempre perdendo na prova que escolhe o participante final, Adrian fica completamente obcecado e acaba se juntando à essa comunidade.

Quando Adrian consegue, enfim, ser um participante do gameshow, perde logo nas primeiras perguntas, mas ele não se dá por satisfeito e chama sua irmã – também fã de quizzes – para participar. Ela também perde, o que só aumenta a vontade de ganhar.

A irmã de Adrian é Diana Ingram (Sian Clifford de Fleabag), que toma para si a missão do irmão, chegando até mesmo a escrever um livro (que nunca foi publicado) expondo os segredos e estratégias usados por ela e outros participantes para entrar no programa. Depois de Diana perder, é a vez de seu marido, Charles Ingram (Matthew Macfadyen), seguir o plano da família e ele se torna o grande nome do escândalo.

Charles Ingram não compartilhava da obsessão da sua esposa por quizzes nem por Quem Quer Ser Um Milionário, mas aceita participar do programa e, para surpresa de todos, acerta as 15 perguntas e se torna um milionário. A surpresa vem do fato de que na primeira parte das perguntas, em que questões mais fáceis são perguntadas, Charles já passou por dificuldades e teve que utilizar as ajudas disponibilizadas pelo programa. Já no dia seguinte, Charles respondeu todas as perguntas corretamente, ainda que levasse muito tempo e mudasse de ideia a todo momento.

A vitória de Charles despertou na produção da emissora muita desconfiança e ao reverem as gravações descobriram um padrão nas tosses que vinham da plateia e, com a teoria de que essas tosses lhe informavam a resposta correta, suspenderam o prêmio e levaram o caso para justiça, sendo apoiados por Chris Tarrant (Michael Sheen), o apresentador do programa.

Como somos apresentados desde cedo aos truques e “trapaças” dos participantes, é muito fácil acreditar que eles são, de fato, culpados, mas o episódio final brinca com a possibilidade da inocência e traz pontos interessantes a serem considerados. Inclusive, você pode definir sua própria opinião assistindo ao programa original abaixo, com as imagens reais da participação de Charles Ingram, é legal também ver como as cenas gravadas ficaram parecidas com as originais.

Com uma narrativa envolvente e um elenco de muita qualidade, Quiz é uma minissérie ótima para passar o tempo e conhecer os bastidores de um dos escândalos mais britânicos de todos os tempos.

Quiz – Quem Quer Ser Um Milionário está disponível no Globoplay.

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

Bom dia, Tribo! Começoooooooou! A #CCXPWorlds está ON com a transmissão do terceiro dia da fase de grupos da @IEM Winter 2021 na #GameCCXP. Mas parece que acordamos antes do @Gaules 👀

OBRIGADA, BRASIL! 🇧🇷🕷️ E aí, já garantiu o ingresso mais desejado do momento?

#HomemAranhaSemVoltaParaCasa - em 16 de dezembro somente nos cinemas. Compre já seu ingresso.

SAVE THE DATE 👉 29 de novembro!
Em UMA SEMANA começa a PRÉ-VENDA mais aguardada do ano ❤️🕷️🕸️ #HomemAranhaSemVoltaParaCasa - 16 de dezembro exclusivamente nos cinemas.

Celebração de 20 anos de Harry Potter nos cinemas não contará com J.K. Rowling. Sendo isso uma escolha dela ou não, é uma grande gafe desta produção. Fará muita falta 💔

20 anos depois de dirigir o primeiro filme, Chris Columbus diz que adoraria voltar para dirigir uma adaptação de "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada", com o elenco original dos cinemas.