Rodrigo Santoro fala sobre sua participação na série “Westworld”

“Westworld” é a nova série da HBO que estreia dia 2 de outubro e promete ser o novo “Game of Thrones”. Baseada no filme homônimo de 1973, a série criada por Jonathan Nolan e Lisa Joy, se passa em um parque temático de Velho Oeste no qual os mais ricos têm a chance de experimentar como seria viver no período, com liberdade para iniciar um tiroteio ou mesmo estuprar mulheres. O Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins) é o responsável pela criação e manutenção dos robôs que habitam o parque e tornam a experiência tão real. Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) é uma típica jovem de fazenda que vive com seus pais na fronteira do parque. Já no primeiro episódio ela passa por momentos de questionamentos quanto a própria existência quando um dos robôs apresenta uma falha gravíssima que coloca em risco a vida dos visitantes do parque.

pipoca-de-pimenta-westworld-hbo Créditos: Divulgação

A série teve um contratempo na produção devido a uma “crise criativa” dos roteiristas, que já planejaram um desfecho para a quinta temporada. O universo complexo de “Westworld” traz questionamentos aos espectadores relacionados a nossa existência e faz alusão ao Mito da Caverna, de Platão. Nada é por acaso e conforme a história vai se desenvolvendo, percebemos que o que era para ser uma inteligência controlada dos robôs, torna-se uma ameaça muito grande aos próprios criadores. A tomada de consciência dos androides dialoga diretamente com a nossa tecnologia atual, na qual quanto maior a imersão menor o reconhecimento da manipulação.
O espectador pode se preparar para ver cenas com litros de sangue e muita violência, mas nada disso é gratuito. Facadas, tiros, miolos explodindo… Tudo isso está contido no primeiro episódio do que promete ser uma série cheia deles. O local onde os cientistas e donos do parque ficam é uma espécie de laboratório altamente tecnológico, ali eles decidem como cada robô irá se comportar, implantando um passado e uma personalidade em cada um deles. Essa é uma narrativa que tem um pouco de “Avatar”, “Jurassic Park” e “Black Mirror” enquanto distopia do futuro.

pipoca-de-pimeta-westworld-rodrigo-santoro-hboCréditos: Rodrigo Santoro interpretando Hector Escaton na nova série da HBO, Westworld.

Rodrigo Santoro compõe esse elenco interpretando Hector Escaton, um pistoleiro de caráter duvidoso que é programado para dar mais ação aos turistas. É a primeira série de Santoro após nove anos de sua participação em “Lost”. Sobre a preparação para o personagem, Santoro conta que não sabe nada sobre a sua história pregressa, e a criação deste tipo do Velho Oeste fora baseada em vários outros personagens androides. A dinâmica do set funciona de forma muito rápida, na qual o próprio ator vai descobrindo o que acontece com seu personagem conforme recebe o roteiro dias antes de gravar. Santoro aceitou fazer parte da produção para ter maior planejamento da sua agenda, que andava bastante imprevisível.

pipoca-de-pimenta-westworld-hboCréditos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *