SÉRIE BRASILEIRA “INSÂNIA” ACERTA NO TOM DE TERROR PSICOLÓGICO

O streaming Star+ estreia no dia 03 de dezembro a produção original brasileira “Insânia” que traz como proposta uma série de terror e suspense psicológico.

A série é dirigida por Gustavo Bonafé e protagonizada por Carol Castro, que interpreta a policial científica Paula, que acaba internada na Clínica Psiquiátrica de Névoa Branca, após sua filha morrer em um acidente de carro misterioso. Lá, ela chega à beira da insanidade, enquanto tenta investigar o que se esconde por trás de sua hospitalização.

O enredo que tem a ideia original de Lucas Vivo​, produtor e escritor uruguaio, consegue surpreender com uma narrativa estruturada em personagens com passados misteriosos, o que intriga o espectador, aumentando o seu interesse pela história, principalmente, dos personagens que vivem na clínica psiquiátrica.

A abertura da série chega a ser um pouco brega, além de carregar muitos clichês narrativos do gênero de terror e suspense, como jogadas de câmera ou ações dos personagens. Mas esses incômodos conseguem ser minimizados pelas interpretações muito bem direcionadas por Gustavo Bonafé, que consegue atingir o tom sombrio e necessário para a série.

Carol Castro entrega uma protagonista complexa, que vive mesclando entre o que é realidade e o que é insanidade. E logo nos dois primeiros episódios, já entende-se que a personagem tem um passado conturbado que a define no presente. E além de Castro, o elenco do seriado conta com nomes como Rafaela Mandelli, Eucir de Souza, Rafael Losso, Bella Camero e Tomas Aquino.

Uma das questões que mais impressiona em “Insânia” é a sua qualidade técnica, sendo a fotografia um dos grandes destaques. Com filmagens realizadas no Paraná e no Uruguai, as cenas trazem um ar sombrio do começo ao fim dos episódios, focando em cores escuras, frias e esverdeadas, que junto aos cenários hostis e sujos, passam a sensação desagradável em todos os cantos da tela.

Além disso, a montagem repleta de cenas contemplativas e fragmentadas com flashbacks, traz uma narrativa visual que aumenta as sugestões sobre o passado e cria um enorme quebra-cabeça para ser desvendado por quem se atenta aos detalhes mostrados.

A série mescla em acontecimentos reais e fantasiosos, causando propositalmente essa confusão se a história seguirá por um caminho relacionado aos poderes que a mente humana pode causar, ou então, se agarrar ao lado sobrenatural que estão muito relacionados às premonições de Paula.

Com esse discurso, o seriado pode seguir um caminho muito instigante e agradar ao público fã da temática de terror, algo ainda pouco explorado nas produções nacionais.

Listas, trajetórias das celebridades, momentos icônicos e muito conteúdo exclusivo em nosso Instagram!