Um Curta Por Semana #9: ‘Fantasmas’ e uma breve reflexão sobre alfabetização audiovisual

Uma breve reflexão:

Enquanto somos formalmente alfabetizados em nossas escolas, em paralelo, somos também alfabetizados “audiovisualmente” dentro de nossas casa. Se a televisão e, mais recentemente, o Youtube ocuparam horas de seus dias de infância e adolescência, você passou por esse processo (ainda que de forma inconsciente).

Enquanto assistíamos aos desenhos matutinos e as reprises de filmes durante as tardes, estávamos nos acostumando com uma forma de se contar histórias e estórias. Com muito pouca variação, tudo que consumimos em matéria de audiovisual descende de uma linguagem cinematográfica clássica, didática e americana. Criamos uma expectativa inerente em relação as estórias que consumimos, ao menos no que diz respeito a forma em que nos são exibidas.

Por estarmos habituados com certas especificidades dessa linguagem narrativa, a percepção da peça audiovisual torna-se automática e praticamente acrítica. Um exercício simples e que ilustra bem essa situação pode ser realizada da seguinte maneira: selecione uma cena específica de um filme e tente contar o número de cortes do começo ao fim. Os resultados são previsíveis: a surpresa com o número de cortes dentro de uma cena tão curta e/ou a facilidade de desviar a atenção da atividade proposta. Tudo bem, não é sua culpa.

Sabendo disso, é de se considerar a possibilidade (bem real) de termos uma predisposição a rejeitar qualquer coisa que fuja a essa estrutura. Talvez seja por isso que você não consegue aderir as antitramas de Godard. Talvez seja por isso que alguns filmes nacionais como ‘Branco Sai, Preto Fica’ não conseguem perdurar nas salas de cinema.

O cinema, elegido por nós como protagonista dentro da cultura de massa, ainda é uma arte. A criatividade e a emoção devem vir antes do dispositivo da técnica.

O curta-metragem mineiro ‘Fantasmas’, dirigido por André Novais de Oliveira, se apresenta quase como um desafio a essa nossa percepção inconsciente e ao mesmo tempo ansiosa pelo corte, pelo movimento de câmera ou o contra-plano óbvio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

SAVE THE DATE 👉 29 de novembro!
Em UMA SEMANA começa a PRÉ-VENDA mais aguardada do ano ❤️🕷️🕸️ #HomemAranhaSemVoltaParaCasa - 16 de dezembro exclusivamente nos cinemas.

Celebração de 20 anos de Harry Potter nos cinemas não contará com J.K. Rowling. Sendo isso uma escolha dela ou não, é uma grande gafe desta produção. Fará muita falta 💔

20 anos depois de dirigir o primeiro filme, Chris Columbus diz que adoraria voltar para dirigir uma adaptação de "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada", com o elenco original dos cinemas.

Seria esse um reflexo do lagarto na máscara do Peter? #SpiderManNoWayHome

Olha ele aí! Duende verde com seu traje original de 2002 marca presença no primeiro pôster oficial de "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa"!

2