A atenção plena (mindfulness) é a prática de se estar no momento presente da maneira mais consciente possível. Ou seja, focar TODA sua atenção em cada movimento, situação, respiração, sensação. Pensando um pouco nesta abordagem, mas também como uma forma de homenagear todos os artistas que trabalharam com o som e as imagens de suas produções, a Disney lançou em seu serviço de streaming o “Zenimation” (ou “Curtas animados Zen”, em nossa tradução.

Trata-se de uma coleção de curtas, organizados por temas, que trazem uma mescla de diversos filmes da Disney, desde os mais clássicos aos mais recentes. Sem nenhuma música, os curtas te convidam para uma experiência sensorial de apreciação de belas imagens, com o belíssimo trabalho dos sonoplastas em criar os diversos tipos de sons ambientes. É realmente uma experiência incrível!

Não é o momento de mexer no celular, ou ter qualquer tipo de distração ao seu redor, é um momento só seu, para se concentrar em cada pequeno detalhe das belíssimas cenas que já conhecemos, e se concentrar em cada pequeno som e suas interações com cada momento. A atenção plena não é nada mágico, complicado ou difícil (por mais que se venda todo tipo de absurdo associado à prática), mas nos dias de hoje é absolutamente rara. Você assiste a um filme ou uma série sem mexer em nenhum momento em seu celular? Ou mesmo sem pegar nada para comer? Sem ter nada para te distrair nas suas mãos? Pois é!

É muito comum, por outro lado, se vangloriar de conseguir fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo, e em diversos âmbitos isso pode ser bastante prejudicial, como comer, por exemplo. Muito provavelmente você já comeu pipoca no cinema né? Você estava prestando atenção no que estava comendo de fato? Sentia cada sabor e textura do que cada pipoca trazia para você? Muito provavelmente não, e ainda assim estava ingerindo uma quantidade considerável do alimento.

Neste sentido, a coleção de curtas vêm para te testar, te provocar a ficar atento a tudo o que está acontecendo ali. É um verdadeiro exercício de atenção plena ao estilo Disney, feito por verdadeiros artistas com a maior precisão que poderíamos imaginar.

Com uma primeira temporada de 10 episódios já disponível na plataforma, a partir de 11 de junhos chega uma segunda temporada, agora com 8 episódios, a serem lançados semanalmente. Desta vez, os temas são: chuva, confortos diários, maravilhas naturais, transformação, caminhos da água, bondade, neve, lugares.

Dentre todos os curtas, que já tivemos a oportunidade de conferir, destacam-se o primeiro “Chuva” e o último “Lugares”. O trabalho de sonoplastia que escutamos em “chuva” é primoroso, inclusive recomendamos o uso de fones de ouvido para a experiência. É como se estivéssemos ali, no meio de cada cena, nos molhando e sentindo os diferentes sons da água batendo em diferentes superfícies. Por outro lado, “Lugares” aposta no deslumbre visual, com cenas de diferentes eras da Disney para o nosso deleite.

Em um momento tão particular, com tanta ansiedade e agitação, os “Curtas Animados Zen” são como pequenas pílulas de paz, onde em poucos minutos podemos desfrutar as sensações visuais e auditivas de tal modo a emular diversas outras. Algo para se provar, pelo menos uma vez ao dia.

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

Mudança de planos! "Viúva Negra" ficará disponível para todos os assinantes do Disney+ em 6 de outubro (anteriormente a data era 27 de agosto). Com o Premier Access, a data segue em 9 de julho.

Primeira foto do elenco do revival de #SexAndTheCity:

Novo pôster de #SpaceJam: Um Novo Legado:

"Monstros no Trabalho", nova série do #DisneyPlus que dá sequência aos acontecimentos de "Monstros S.A." estreará em 7 de julho, e terá novos episódios toda quarta-feira. (Assim como "Loki")

Três coisas que você precisa saber sobre "Luca", da Pixar:
1. É um dos melhores filmes do estúdio, talvez o melhor;
2. Tem uma cena pós-créditos;
3. Estreia dia 18 de junho, no Disney+, sem custo adicional.

#PixarLuca é um filme maravilhoso. Esse é o tweet. (Crítica em breve no site)