11 copy

É comum fazerem este tipo de pergunta: “Se você ficasse preso em uma ilha deserta e só pudesse levar um filme, qual seria?” Apesar de adorar centenas de filmes e saber que existem filmes melhores eu levaria este: “Amnésia”.O “thriller”, gênero que tem como características crime, drama, suspense e mistério foi o segundo longa do recém-cultuado diretor Christopher Nolan (Trilogia Batman), mas que já havia mostrado ser um diretor de grande quilate desde sua estreia, com “Following”, em 1998.
Baseado na curta história de seu irmão Jonathan Nolan (diretor/roteirista da série “Pessoa de Interesse”), o diretor nos apresenta ao ex-investigador de uma empresa de seguros, Leonard Shelby (Guy Pearce), que busca vingança contra o assassino de sua esposa e responsável por tornar sua vida praticamente impossível, vivendo em função de hábitos e rotinas, que incluem anotações sobre pessoas e objetos pessoais, tatuagens que descrevem as características do assassino e seu nome: “John G”. Ambos os irmãos foram indicados ao Oscar pelo maravilhoso roteiro e o filme foi indicado também pela Edição (poderia tem vencido por ambos, mas foi preterido pela Academia), embora a fotografia de Wally Pfister (“O Grande Truque”, de 2006) seja muito discreta e a trilha sonora do filme seja praticamente nula.
O que torna “Amnésia” diferente dos outros filmes do gênero com a mesma premissa foi a estrutura totalmente não linear da narrativa de Nolan. O diretor teve grande êxito ao colocar o espectador na “pele” do protagonista. Ou melhor, na mente de uma pessoa com distúrbio de memória. Para não se perder durante a história, deve-se manter a concentração desde os créditos iniciais, ou então será necessário assisti-lo mais de uma vez.

Leonard Shelby (Guy Pearce)
“Eu preciso acreditar que minhas ações ainda têm um significado, mesmo que eu não me lembre delas.”

Primeiramente, o título nacional não reflete corretamente o tema do filme. Segundo o próprio Leonard, ele não tem amnésia (embora sua doença seja uma variante da amnésia). Ele sabe quem é e o que faz, na verdade lembra-se de tudo antes do acidente. Após ser atingido ficou com um problema de “perda da memória recente”, patologicamente conhecida como amnésia anterógrada, ficando incapaz de armazenar lembranças novas, semelhante ao Mal de Alzheimer. Leonard não confia em ninguém, a não ser em suas anotações. Leva sua rotina com base em um paciente que investigava enquanto trabalhava, Sammy Jankis (Stephen Tobolowsky), que sofria da mesma doença de Leonard. Guy Pearce está bastante a vontade no papel e tem uma atuação totalmente verossímil.

Teddy (Joe Pantoliano)
“Alguém tem que pagar Lenny, alguém sempre paga…”

Teddy acompanha Lenny durante toda investigação em busca do assassino. Tem um humor sarcástico e aparenta ser uma pessoa descontente com o que tem. Apesar de estar sempre aconselhando Leonard e ter pena dele, é o tipo de pessoa que se aproveitaria de alguém ou de alguma situação para levar vantagem e lucrar um pouco.

Natalie (Carrie-Anne Moss)
“Eu estou te ajudando, porque você me ajudou.”

Natalie é uma garçonete que, assim como Leonard, também perdeu alguém querido. De alguma forma, sua vida cruza com a do protagonista e um jogo de interesses tende a ser inevitável. Assim como os outros dois principais atores, a atuação de Carrie-Anne foi muito convincente, além de estar em alta, pois havia acabado de co-estrelar “Matrix”, assim como Joe Pantoliano.

Infelizmente não há como dizer mais sem revelar “spoilers” sobre a trama. Mesmo com a ordem cronológica desordenada, Nolan consegue manter a tensão e o suspense até o final do filme e o clímax está no desfecho. Por mais que a história não seja a mais inovadora, a forma de contá-la é que mereceu todos os elogios.
“Amnésia” mostra a inabilidade do ser humano em, como diria Sócrates, “conhecer-se a si mesmo”, não aceitar suas circunstâncias físicas ou psicológicas e mentir para si e para os outros, levar vantagem sobre alguém que não esteja em condições de se defender. Pois como diz Leonard: “Todos precisam de espelhos para se lembrarem de quem são, e eu… não sou diferente”.Amnesia/ Pipoca De Pimenta              (Legenda: A tatuagem no corpo de Leonard diz: “John G. estuprou e matou minha esposa”)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

A sequência de "Scooby!" já está em desenvolvimento!

"Hotel Transilvânia: Transformonstrão" foi adiado para outubro nos EUA. Apesar de provável, não temos notícias do adiamento aqui no Brasil também. Filme deveria estrear em julho.

INVASÃO SECRETA | Em entrevista, #EmiliaClarke disse que vive em constante medo de revelar algo sobre seu personagem sem querer. Seriado ainda conta com Samuel L. Jackson, Ben Mendelsohn e Olivia Colman e chega no ano que vem ao #DisneyPlus.

Em entrevista, Michael Waldron (co-roteirista de Doutor Estranho 2) disse que a pandemia permitiu que ele e Sam Raimi deixassem o filme ainda mais assustador.

#JuliaStiles, atriz conhecida por "10 coisas que eu odeio em você" e a franquia "Bourne", dirigirá seu primeiro filme, um drama romântico chamado "Wish You Were Here".

Primeira imagem da Supergirl em "The Flash", de Andy Muschietti.