As referências em ‘Os Oito Odiados’ de Quentin Tarantino

‘Os Oito Odiados’, coincidentemente ou não, é o oitavo filme de Quentin Tarantino. Talvez o mais reconhecido ‘diretor-autor’ do cinema contemporâneo, merecendo a alcunha por construir um universo em que todos os seus filmes se passam, além de compartilhar das mesmas caraterísticas, que partem dos diálogos verborrágicos e terminam na mise-en-scène violenta.

Outro aspecto marcante e que colabora para a eficiência de Tarantino enquanto escritor e diretor: seu repertório cinematográfico, sua obsessão cinéfila. O cineasta encontra sua originalidade na sua declamada ode ao cinema que consumiu enquanto crescia. As influências de blaxploitation, de filmes de artes marciais, dos clássicos do faroeste e do western spaghetti muitas vezes se traduzem de forma visual.

A cada lançamento de Tarantino, inicia-se a caçada as referências utilizadas pelo diretor e com ‘Os Oito Odiados’ não acontece diferente. Confira a compilação feita por Ollie Paxton. Algumas referências saltam aos olhos, enquanto outras existem em caráter arbitrário e ignoram que algumas escolhas são guiadas por convenções estabelecidas na sétima arte.

THE HATEFUL EIGHT – Movie References from Ollie Paxton on Vimeo.

Se Quentin Tarantino for fiel a sua palavra como é com a identidade de seus filmes, sua carreira como diretor se encerrará no décimo longa-metragem. Restam duas obras para nos deleitarmos com o repertório de um cinéfilo voraz, que certamente já está na história da arte que tanto ama, além de também ser referenciado, imitado.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

Primeiras imagens de Michael Keaton como Bruce Wayne, Sasha Calle Como Supergirl e Ezra Miller como Flash, em seu filme solo. #TheFlash

Confira o cartaz da nova série original "Tico e Teco: Vida no Parque":

A sequência de "Scooby!" já está em desenvolvimento!

"Hotel Transilvânia: Transformonstrão" foi adiado para outubro nos EUA. Apesar de provável, não temos notícias do adiamento aqui no Brasil também. Filme deveria estrear em julho.

INVASÃO SECRETA | Em entrevista, #EmiliaClarke disse que vive em constante medo de revelar algo sobre seu personagem sem querer. Seriado ainda conta com Samuel L. Jackson, Ben Mendelsohn e Olivia Colman e chega no ano que vem ao #DisneyPlus.

Em entrevista, Michael Waldron (co-roteirista de Doutor Estranho 2) disse que a pandemia permitiu que ele e Sam Raimi deixassem o filme ainda mais assustador.