Centro Cultural de São Paulo irá exibir filmes de Quentin Tarantino, Richard Linklater e outros diretores da geração Talkies

O Centro Cultural de São Paulo junto com o Circuito Spcine, irá receber a mostra “Geração Talkies”. A mostra conta com filmes independentes pós-fenômeno Cassavetes, apelidados de Talkies.

Os Talkies marcaram a década de 90 com filmes baixo orçamento praticamente apoiados em diálogos, poucas locações, um par de protagonistas, na maioria das vezes pouco carismáticos.

“Geração Talkies” irá exibir 15 filmes de 11 diretores, e também conta com uma palestra do com o crítico e curador Aaron Cutler.

Confira abaixo a programação.

17, Quarta-feira:

17h: “O Par Perfeito”, de Rose Troche (1994)

19h: “Slacker”, de Richard Linklater (1991)

18, Quinta-feira:

15h: “Estranhos no Paraíso”, de Jim Jarmusch (1984)

17h: “Procura-se Amy”, de Kevin Smith (1997)

20h: “Cães de Aluguel”, de Quentin Tarantino (1992)

19, Sexta-feira:

16h: “Jovens, Loucos e Rebeldes”, de Richard Linklater (1993)

18h: “O Balconista”, de Kevin Smith (1994)

20h: “Amateur”, de Hal Hartley (1993)

20, Sábado:

16h: “O Par Perfeito”

18h: “Kids”, de Larry Clark (1995)

20h: “Sexo, Mentiras e Videotape”, de Steven Soderbergh (1989)

23, Terça-feira:

17h: “Barcelona”, de Whit Stillman (1994)

19h: “Kids”

24, Quarta-feira:

17h: “Próxima Parada Wonderland”, de Brad Anderson (1998)

19h: “Jovens, Loucos e Rebeldes”

25, Quinta-feira:

15h: “Slacker”

17h: “Despedida em Las Vegas”, de Mike Figgis (1995)

19h30: “Procura-se Amy”

26, Sexta-feira:

15h: “Sexo, Mentiras e Videotape”

17h: “As Confissões de Henry Fool”, de Hal Hartley (1998)

20h: “Metropolitan”, de Whit Stillman (1990)

27, Sábado:

15h: “O Balconista”

17h: Palestra com Aaron Cutler

20h: “Próxima Parada Wonderland”

28, Domingo:

15h: “Amateur”

17h30: “Cães de Aluguel”

20h: “Estranhos no Paraíso”

Os ingressos custam R$ 2,00 e podem ser retirados com uma hora de antecedência no próprio Centro Cultural São Paulo. O CCSS fica localizado na Rua Vergueiro, 1000, ao lado do metrô Vergueiro.

Sinopses.

“Amateur”: Isabelle é uma ex-freira ninfomaníaca, porém virgem, que escreve contos pornográficos. Aguardando um sinal divino, ela conhece Thomas Ludens, um homem misterioso que não se lembra sequer do próprio nome. Juntos eles tentam desvendar o obscuro passado de Ludens, que envolve filmes pornôs, arquivos secretos, perseguições e tentativas de assassinato.

“O Balconista”: Um dia na vida de Dante, balconista de loja de conveniência que vive às voltas com duas namoradas, um colega cínico e uma série de excêntricos clientes.

“Barcelona”: Dois primos americanos mostram grandes divergências quanto às suas opiniões e estilos de vida, especialmente nas relações com as mulheres. Mesmo assim, passam uma temporada juntos em Barcelona, aprendendo a conviver e somando aventuras amorosas.

“Cães de Aluguel”: Joe Cabot, um criminoso, reuniu seis bandidos para um grande roubo de diamantes, mas esses homens não sabem nada um sobre os outros e cada um utiliza uma cor como codinome. Porém, durante o assalto, algo saiu errado, pois diversos policiais esperavam no local. Mr. Pink está certo de que entre eles há um policial disfarçado e precisam descobrir quem é. Em um clima de acusações mútuas a situação fica insustentável.

“As Confissões de Henry Fool”: Simon Grim é um lixeiro com fama de deficiente mental. Ele vive com sua mãe e sua irmã, uma ninfomaníaca. Um dia surge em sua vida Henry Fool, que o incentiva a escrever suas ideias. Fool não tem emprego e está escrevendo suas confissões, as quais, ele acredita, irão revolucionar o planeta. Simon escreve polêmicos poemas, que são aclamados por alguns e considerados pornográficos por outros. Instalado na casa dos Grim, Henry serve de mentor para Simon, ajudando-o também a divulgar seu trabalho.

“Despedida em Las Vegas”: Em Los Angeles, Ben Sanderson é um alcoólatra que, após ter sido demitido da produção de um filme, decide dirigir até Las Vegas, onde planeja beber até morrer. Lá conhece Sera, uma prostituta que também morou em Los Angeles e por quem se apaixona. Ele acaba indo morar na casa dela e eles vivem uma relação de respeito mútuo. No entanto, a deterioração dele entra em um processo irreversível.

“Estranhos no Paraíso”: Willie é um desocupado morando num pequeno apartamento em Nova York. Um dia ele recebe a visita inesperada de sua jovem prima Eva, vinda da Hungria. Inicialmente eles não se dão muito bem e, assolados pelo tédio, resolvem ir visitar uma tia em Cleveland.

“Jovens, Loucos e Rebeldes”: Maio de 1976. Loucura total no último dia de aula em um colégio do Texas. Na ânsia de extravasar ao máximo a juventude irresponsável, futuros calouros e sádicos veteranos aprontam, organizam festas, brigam, transam, drogam-se e bebem como se não houvesse amanhã.

“Kids”: Nova York serve de cenário para mostrar o conturbado mundo dos adolescentes que, indiscriminadamente, consomem drogas e quase nunca praticam sexo seguro. Um garoto que deseja só transar com virgens e uma jovem que só teve um parceiro, mas é HIV positivo, servem de base para tramas paralelas, que mostram como um adolescente pode prejudicar seriamente sua vida se não estiver bem orientado.

“Metropolitan”: Quase todas as noites um grupo de esquerdistas da alta classe se reúne para jogar bridge, discutir o socialismo de Charles Fourier e falar da mobilidade social. São eles o cínico Nick, o filosófico Charlie, a festeira Sally, a metalúrgica Audrey, e também Tom. Tom não é tão sofisticado como os outros e critica o modo de vida dos companheiros. Além disso, ele encontra sua alma gêmea em Audrey, que o ama secretamente.

“O Par Perfeito”: Max é uma jovem lésbica com dificuldades para encontrar um amor. Um amigo a apresenta a Ely. Max gosta de Ely, mas ela é deselegante, caseira e mais velha, não tendo muito em comum.

“Procura-se Amy”: Holden e seu amigo Banky ganham a vida fazendo uma tirinha de sucesso em Nova Jersey. Amigos há anos, eles levam uma vida tranquila até o dia em que Holden conhece a roteirista Alyssa. Apaixonado, não mede esforços para conquistá-la, mas se surpreende ao descobrir que os dois têm mais em comum do que ele poderia imaginar.

“Próxima Parada Wonderland”: Em Boston, Erin, uma jovem enfermeira noturna, rompe com o namorado. A mãe, autoritária, está ansiosa para que ela comece um novo compromisso. Do outro lado da cidade está Alan, que quer mudar de vida, lutando para não terminar como seu pai, um jogador. A história conecta, delicadamente, uma rede de amigos e desconhecidos, brincando com as possibilidades do destino.

“Sexo, Mentiras e Videotape”: John é um advogado que enfrenta problemas de caráter sexual com sua mulher e, ao mesmo tempo, tem um caso com sua cunhada. Sua vida sofre uma transformação com a chegada do amigo de infância, que grava em vídeo o depoimento de mulheres falando sobre suas vidas sexuais.

“Slacker”: Um dia na vida de diferentes jovens de vinte e poucos anos, que se sentem deslocados na cidade de Austin, no Texas. O clima é de apatia, paranoia e ódio, sentimentos típicos dos adolescentes da década de 1990, principalmente quando eles não se encaixam na sociedade em que vivem. Suas histórias só se conectam porque ocupam o mesmo lugar no tempo e no espaço, e mostram o universo vazio em que esses jovens vivem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

Tweets de @DanielRPK, um jornalista reconhecido pela sua assertividade em vazamentos sobre blockbusters, dão a entender que #HomemAranhaSemVoltaParaCasa pode ser adiado caso a situação da pandemia de #COVID19 não melhore nos EUA e no mundo.

Segundo rumores, o seriado #Hawkeye estreará em novembro e terá fortes conexões com #HomemAranhaSemVoltaParaCasa. Ambas produções se passam em uma época natalina, o que podemos esperar?

2

De acordo com o @Collider, #MichaelBJordan está desenvolvendo um projeto da versão negra do #Superman para a HBO Max. Possivelmente, o astro também irá estrelar a produção.

Uma possível sequência de #JungleCruise já está em pauta entre os executivos da Disney.

Lashana Lynch (Maria Rambeau), voltará em #TheMarvels apesar de sua morte em #WandaVision.

Leslie Grace foi escalada para viver a Batgirl no filme solo da heroína para a HBO Max.