“É uma história moderna”, diz diretor de ‘Conto dos Contos’

Em cartaz nos cinemas brasileiros, ‘Conto dos Contos‘, novo filme do diretor italiano Matteo Garrone apresenta três fábulas presentes no livro Pentamerone, que dão origem a um mosaico da época barroca do século XVII na Itália.

OContodosContos2

O filme traz a fórmula dos contos originais, sem romantização. Poucos sabem, mas os contos que conhecemos, como ‘Cinderela’, ‘Brande de Neve’ e outros mais, foram alterados para que eles fossem exibidos para as crianças, os maiores consumidores desse tipo de produção. Esses contos, em suas origens, eram agressivos, trágicos e com conteúdos explícitos. ‘Conto dos Contos’ traz essa “origem” de volta, em uma produção rica em efeitos especiais e bastante perturbadora em certos pontos.

O Pipoca De Pimenta teve a oportunidade de conversar por telefone com o diretor Matteo Garrone que, questionado sobre essa volta do formato de contos originais, ressaltou: “Foi uma oportunidade muito interessante poder desenvolver esse tipo de história no Cinema. Essas histórias que a gente contou vêm de histórias populares, mas desconhecidas pelo público do século 21”.

matteo-garrone Matteo Garrone

Perguntamos ao diretor sobre as referências que utilizou para filmar ‘Conto dos Contos’: “Eu usei como referência o filme ‘As Sombras de Goya’ – filme de 2005 que retrata uma época marcada pela Inquisição -, principalmente para o visual, pois o filme tem um aspecto de iluminação muito interessante.”

Sobre os conflitos e obsessões presentes em seus personagens, Matteo disse: “Nós estamos falando sobre sentimentos, sentimentos ao extremo. É uma história moderna. Para mim, filmar ‘Conto dos Contos’ foi desenvolver os conflitos humanos. Os conflitos dos personagens são muito próximos aos nossos conflitos.”

Sobre trabalhar com a atriz Salma Hayek, Matteo comentou: “Salma é uma atriz muito generosa. Ela ama o que faz, e isso é contagiante.”

Leia a análise do filme feita por nossa equipe aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

A plataforma StarzPlay conseguiu barrar na justiça o uso do nome #StarPlus para o novo serviço da Disney de conteúdo adulto. Caso correrá na próxima instância, mas não se sabe se será a tempo do lançamento da plataforma em agosto.

A #Netflix está desenvolvendo uma série live-action de Pokémon.

Tweets de @DanielRPK, um jornalista reconhecido pela sua assertividade em vazamentos sobre blockbusters, dão a entender que #HomemAranhaSemVoltaParaCasa pode ser adiado caso a situação da pandemia de #COVID19 não melhore nos EUA e no mundo.

Segundo rumores, o seriado #Hawkeye estreará em novembro e terá fortes conexões com #HomemAranhaSemVoltaParaCasa. Ambas produções se passam em uma época natalina, o que podemos esperar?

2

De acordo com o @Collider, #MichaelBJordan está desenvolvendo um projeto da versão negra do #Superman para a HBO Max. Possivelmente, o astro também irá estrelar a produção.

Uma possível sequência de #JungleCruise já está em pauta entre os executivos da Disney.