Especial ‘Batman Vs Superman’: Top 10 dos vilões de Batman e Superman

Eles são possivelmente os dois super heróis mais antigos e conhecidos no mundo. Superman, criado por Joe Shuster e Jerry Siegel em 1938 e Batman, criado por Bill Finger e Bob Kane em 1939, viraram sucessos imediatos e conquistaram uma verdadeira legião de fãs como símbolos de heroísmo e esperança em uma época entre Guerras Mundiais e a Grande Depressão. Mas o sucesso de um herói é proporcional a importância e perigo representado pelos vilões que ameaçam acabar com a paz não apenas em Metrópolis ou Gotham, suas respectivas cidades, mas como em todo nosso querido Planeta Terra. Sendo assim, em clima de ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça’, que estreia essa semana, o Pipoca de Pimenta decidiu escolher os vilões essenciais que já entraram em combate com esses dois super heróis incríveis, em batalhas absolutamente épicas! Lembrando que durante todas essas décadas alguns heróis e vilões passaram a ter mais de uma origem em universos e mídias diversas (HQs, filmes, séries animadas ou de TV, jogos de vídeo game, etc.), portanto focaremos no antagonismo entre herói e vilão. Confiram a seguir:

10 – Duas-Caras (Batman)

Porque é essencial: Representa a maior falha do Homem-Morcego, que o usou para limpar o crime da cidade através dos tribunais de justiça sem precisar sujar as mãos, mas logo descobriu que com a máfia não se brinca e não se pode ser decente em tempos indecentes.

40929_comics_batman_batman_vs_two_face

Originalmente inspirado no personagem de “O Médico e o Monstro”, a identidade de Duas-Caras é Harvey Dent, promotor público de Gotham com um implacável desejo de justiça e que fazia sua própria sorte com uma moeda de dois lados iguais. Mas após sua traumática transformação, queimando todo um lado do seu rosto, Dent passa a ser obcecado pela dualidade e questionando o que é justiça, sendo que ele fez de tudo pelo bem da cidade para acabar daquela forma trágica. Com um lado da sua moeda também queimado, Dent parte em busca de vingança e decide o destino de suas vítimas através do cara ou coroa.

9 – Brainiac (Superman)

Porque é essencial: Brainiac é um ser tão inteligente e implacável que praticamente não pode ser derrotado mesmo pelo Homem de Aço, apenas temporariamente impedido.

559504-brainiac05

Este é um exemplo de vilão com várias origens. Mas basicamente Brainiac era um alienígena que rouba cidades encolhendo o tamanho delas, para restituir Bryak, seu planeta natal. O confronto com Superman acontece quando este descobre que Brainiac encolheu a cidade kryptoniana de Kandor e queria fazer o mesmo com Metrópolis. Outra versão diz que ele foi criado no Planeta Colu como uma inteligência artificial que posteriormente se rebela. De qualquer forma, Brainiac é altamente respeitado por outros vilões clássicos deste universo, como Lex Luthor e Darkside.

8 – Pinguim (Batman)

Porque é essencial: É um dos vilões mais duradouros do universo Batman, um gênio do crime com uma série de negócios sujos e ilícitos tirando proveito da corrompida e decadente Gotham City.

batman-pinguim

Oswald Cobblepot é um mafioso extremamente inteligente e elegante, mas fadado ao submundo de Gotham por sua aparência completamente asquerosa. O Pinguim se destaca por ser um vilão com plena consciência do que faz e só não é completamente neutralizado pelo Cavaleiro das Trevas porque é muito útil ao passar informações importantes de crimes obscuros que acontecem pelas perigosas ruas e becos nas noites de Gotham.

7 – Darkseid (Superman)

Porque é essencial: Virou um vilão clássico do Superman após ter sido corrompido pela sede de poder. Com o objetivo de dominar tudo o que desejasse, Darkside acabou encontrando o filho de Krypton como guardião aqui na Terra, pronto para frustrar seus planos.

Superman_vs_Darkseid

Quando o mundo em que sua família vivia foi dividido em Nova Gênesis e Apokolips, onde os velhos deuses morreram e novos deuses malignos surgiram, Darkseid nasceu e logo se tornou governador de Apokolips. Mas só se tornou obcecado pelo poder após o amor da sua vida ter sido assassinado por sua própria mãe. O objetivo dela era evitar que Darkseid fosse corrompido pelo amor, e com isso ele matou dentro de si toda e qualquer emoção, voltando-se apenas para o seu lado negro. Apesar de ser extremamente poderoso e imortal, Darkseid prefere recrutar grandes exércitos para atingir seus objetivos, deixando o confronto mano a mano apenas quando é realmente necessário.

6 – General Zod (Superman)

Porque é essencial: Ele vem do mesmo planeta e tem os mesmos poderes do Superman, mas com uma grande vantagem que é a habilidade militar de combate. Por ser conterrâneo de Kal-El e maníaco por poder, Zod é o inimigo natural de Clark Kent.

general_zod-1

Após tentar tomar o controle de Krypton construindo réplicas suas, entretanto sem sucesso, Zod foi condenado a ficar preso na Zona Fantasma. O que acabou sendo uma boa coisa, pois assim conseguiu escapar da destruição do planeta. Em uma versão de sua origem, Zod se une a Lex Luthor chegando a Metrópolis, onde acaba ficando frente a frente com o Homem de Aço. Lutando em uma intensidade incrível, a épica batalha entre os dois quase destrói toda a cidade.

5 – Mulher-Gato (Batman)

Porque é essencial: A personagem Mulher-Gato é quase tão antiga quanto o próprio Batman, sendo criada em 1940. Em um universo cheio de testosterona e violência, Selina Kyle se destaca por ter uma personagem forte e por sua destreza, fazendo frequentemente o “maior detetive do mundo” de bobo, e jogado aos seus pés (ou suas patas!).

Batman-Catwoman

Há várias versões conhecidas sobre a origem de Selina Kyle. Uma diz que ela havia fugido de um orfanato, e passou a fazer pequenos roubos nas ruas de Gotham, que conhece como poucos. Ao ver o próprio Batman em ação, ela se inspirou a vestir um uniforme e sair pelas ruas como uma anti-heroína, mas que por vezes ficava no caminho do Homem-Morcego. Em “Batman, o Retorno” (1992), era uma secretária assassinada pelo seu chefe ao descobrir podres sobre ele e que fora ressuscitada por gatos. Nesta versão, Selina é mais perversa e se une ao Pinguim para destruir nosso herói morcego.

4 – Bane (Batman)

Porque é essencial: Bane é um vilão que se diferencia no universo do Batman por representar uma ameaça física como nenhum outro já conseguiu. É um vilão recente se comparado a outros dessa lista, mas é também o que conseguiu fazer o maior estrago no Cavaleiro das Trevas, quase que literalmente partindo o herói ao meio.

bane-vs-batman-comic-book

Se engana quem acha que Bane é só músculos. Originalmente, o super-vilão é um estrategista excepcional, um gênio intelectual. Nascido em uma prisão, Bane havia sido condenado a reclusão perpétua pelos crimes cometidos por seu pai. Criado em um ambiente de ódio e obrigado a se virar desde pequeno, Bane assassinou pela primeira vez aos 8 anos de idade. Na prisão, passou a dedicar-se a leitura de livros, aprendeu a lutar e cuidar do seu corpo no ginásio. Foi lá também que ouviu falar de Gotham City e do seu guardião das trevas, e passou a ter visões assustadoras de um morcego. Após ter sido submetido a uma experiência que deu errado, ele fingiu-se de morto e partiu para Gotham atrás daquele que o atormentava pelas visões. Na versão do cinema, Bane toma o controle da cidade e liberta todos os criminosos de Gotham, jogando por terra todo o trabalho e sacrifício que Batman havia feito para condená-los.

3 – Doomsday (Superman)

Porque é essencial: Também conhecido como Apocalypse, ele fez o que nenhum outro conseguiu ou sequer imaginou que era possível. Em uma das histórias mais chocantes do universo dos quadrinhos, Doomsday assassinou o Superman!

is-doomsday-in-batman-vs-superman-0909-2

Criado através de experiências no planeta Krypton, ele criou um ódio enorme por Superman por tudo o que sofreu no seu passado. Doomsday não tem culpa de ser quem é porque fora criado como um bebê para ser um ser supremo, capaz de extinguir os monstros que habitavam no planeta. Mas a cada experiência, ele era morto pelos monstros e recriado de uma forma mais evoluída, sempre com o mesmo objetivo. Enfim quando atingiu o poder suficiente para acabar com os monstros, Doomsday se rebelou também contra os cientistas e a partir daí passou a destruir tudo o que encontrava pela frente. Após ter sido derrotado em outro planeta, Apocalypse ficou à deriva até bater em asteróides e cair na Terra, onde logo reviveria seu ódio contra o último dos kryptonianos, ninguém menos que o Homem de Aço.

2 – Lex Luthor (Superman)

Porque é essencial: É o principal antagonista de Clark Kent, não há dúvidas. Tudo o que ele quer entra completamente em rota de colisão com o jornalista e super-herói. Um homem capaz de usar todas as suas dádivas como a inteligência, influência e dinheiro para o mal e para o benefício próprio, o que é justamente oposto à entrega, dedicação e sacrifício do Superman.

lex-superman-bermejo

Alexander Joseph Luthor é um bilionário dotado de inteligência e destreza tecnológica incrível. Por vezes representado por um personagem irônico e cômico, Lex não precisa de super poderes, apesar de posteriormente construir uma armadura impressionante para rivalizar com seu arqui-inimigo, mas consegue tudo o que deseja através do poder e do medo. Como todo louco megalomaníaco, seu objetivo é dominar Metrópolis e aumentar sua sede de poder, mas acaba sendo frustrado e preso por Superman. O problema é que Lex escapa da cadeia e o pior, descobre qual o ponto fraco do filho de Krypton. Já imaginou seu pior inimigo conhecendo qual o seu maior segredo?

1 – Coringa (Batman)

Porque é essencial: Inicialmente criado como um vilão que morreria após sua primeira aparição, o Coringa foi salvo por uma intervenção onde os editores perceberam seu enorme potencial e a oportunidade de transformá-lo no arqui-inimigo do Batman. Um psicopata extremamente inteligente e que sabe manipular as pessoas como ninguém, o Joker é responsável por algumas das perdas pessoais mais sentidas do Homem Morcego.

batman_vs_joker_by_kyle_chaney

Há várias versões sobre sua origem, o próprio Coringa gosta de brincar com isso assustando suas vítimas. Uma das mais conhecidas é que o vilão participou de uma tentativa de assalto a uma fábrica em Gotham disfarçado de Capuz Vermelho. Ao ser perseguido pelo Batman, ficou cercado diante de um tonel com produtos químicos e escolheu se jogar nele do que ser preso, depois imergindo com uma aparência muito pálida e cabelos verdes, além do sorriso deformado. Ele tem uma relação de ódio com Batman, mas ao mesmo tempo sente que um precisa do outro para permanecerem vivos neste mundo louco e decadente como é Gotham City. Um dos vilões mais geniais da história que não se motiva por riquezas ou poder, mas apenas corromper o incorruptível e derrotar o único ser que para ele é dotado da mesma genialidade que a sua.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

Hayden Christensen estará na série "Ahsoka", do Disney+. Ele pode voltar como Anakin ou Darth Vader em flashbacks ou como um fantasma da força, ou ainda tudo isso. Rosario Dawson interpreta a protagonista que dá o título da série

2

Ryan Gosling está em negociações para viver o Ken no live-action "Barbie". Longa será estrelado pela Margot Robbie e dirigido por Greta Gerwig (de "Lady Bird" e "Adoráveis Mulheres").

2

CEO da WarnerMedia Studios, Ann Sarnoff, sobre #Duna Parte Dois: “Se nós teremos uma sequência? Se você assistiu ao filme, eu acho que você sabe a resposta".

#Duna tem qualidade suficiente para agradar diferentes espectadores, porque é um filme lindo visualmente e super detalhado, bem cara do diretor Denis Villeneuve.

Temos um título! A sequência de "Homem-Aranha no Aranhaverso" recebeu o título "Homem-Aranha através do Aranhaverso", em tradução livre.