Filmes para assistir na Páscoa

Para muitos a Páscoa é o momento de comer muitos chocolates, e para outros é uma data ideal para reunir a família. E por que não reuni-la para assistir a um bom filme? Selecionamos uma lista de filmes bem legais para você curtir nesta data especial, mas antes vamos contar um pouco sobre o surgimento da data.
A Páscoa é um período religioso que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, ocorrida três dias após a sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências para algumas pessoas.

Mas o que muitos não sabem é que antes de ser uma data comemorativa, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. Com o passar do tempo, passou a representar a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas do cristianismo.
Já o nome deve-se ao fato dos antigos povos pagãos europeus cultuarem a deusa Ostera (ou Ostara), também conhecida pelo nome de Esther – por isso a data chama-se Easter em inglês -, que é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Páscoa e todo o seu simbolismo, que tal conferir a lista de filmes que trouxemos a vocês? Vamos lá?

A Maior História de Todos os Tempos (1965)

Direção: George Stevens

Jesus von Nazareth (Max von Sydow).

Este filme sobre a história de Jesus conta com um elenco estelar, que inclui Max Von Sidow, Charlton Heston, Claude Rains e Martin Landau. Porém, é preciso paciência e alguma boa vontade para assisti-lo do início ao fim, já que o filme tem mais de quatro horas de duração e é bastante piegas. Apesar de ter recebido muitos elogios por sua estética e direção de arte, a obra acabou sendo um fracasso retumbante de bilheteria, talvez por ser, na maior parte do tempo, bastante chato e entediante.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

Direção: Mel Stuart

willy-wonka-and-the-chocolate-factory-20090624003635417

O filme não tem muito a ver com Páscoa, mas sim com a representatividade do chocolate nesse período. E quem não gosta de chocolate? A história é baseada no livro infantil ‘Charlie and the Chocolate Factory’, de Roald Dahl, publicado em 1964, que conta a história de como Charlie Bucket encontra um “Bilhete Dourado” e visita a Fábrica de Chocolates Wonka com outras quatro crianças. No meio da visita, coisas inusitadas acontecem e a aventura se torna inesquecível na cabeça do pequeno Charlie. Sempre vale a pena conferir!

Jes vous salu Marie (1985)

Direção: Jean-Luc Godard

20160219-je-vous-salue-marie-1

Uma versão moderna e com o toque do genial Godard para a história da concepção sem pecado de Maria. O filme provocou a ira da igreja, claro, e foi proibido de ser exibido no Brasil, no finalzinho da Ditadura Militar, por ser considerado ofensivo às crenças católicas. Conta a história de Marie, filha do dono de um posto de gasolina e namorada do motorista de taxi Joseph, que recebe a visita do arcanjo Gabriel. O anjo anuncia que ela está grávida, mas Marie ainda é virgem.

O Príncipe do Egito (1998)

Direção: Simon Wells, Brenda Chapman e Steve Hickner

maxresdefault (1)

Em forma de animação, a Dreamworks decidiu lançar, de forma peculiar, o longa ‘Príncipe do Egito’, que é uma adaptação do Livro do Êxodo. O livro segue a vida de Moisés como príncipe, até o seu destino final para guiar seu povo – os filhos de Israel para fora do Egito. Com um a trilha sonora marcante, encabeçada pela música ‘When You Believe’ interpretada por Mariah Carey e Whitney Houston, o longa emociona do começo ao fim.

Dogma (1999)

Diretor: Kevin Smith

Dogma

Dogma é uma comédia ácida que mistura a vida de Cristo com mitologia, ao mesmo tempo em que questiona os pilares do cristianismo. A cantora Alanis Morissete, que na época era celebridade plena da música, interpreta Deus. O filme conta a história da última descendente de Cristo na terra, que se une a um apóstolo negro, uma musa e dois profetas, para impedir que dois anjos expulsos do céu (um deles chama-se Loki, nome de um dos deuses vikings) retornem ao paraíso e provem que Deus é capaz de cometer erros, o que faria com que a realidade fosse subvertida e o mundo deixasse de existir.

Stigmata (1999)

Direção: Rupert Wainwright

stigmata-1999-09-g

Após o lançamento de Dogma, que mistura muitas doses de comédia a temática religiosa, foi lançado no mesmo ano foi lançado ‘Stigmata’. No longa, em uma fictícia cidade no sudeste do Brasil, o padre Andrew Kiernan, foi mandado pelo Vaticano para investigar uma igreja que tem a estátua de uma santa que verte lágrimas de sangue. Lágrimas estas que começaram no dia em que o padre Paulo Almeida, o responsável pela igreja, morreu. Enquanto Kiernan fotografava a estátua, que sangrava, um garoto furta um rosário que estava junto do corpo do falecido e vende o terço para uma turista, que por sua vez manda de presente para Frankie Paige, sua filha, cabeleireira em Pittsburgh, Estados Unidos. Em pouco tempo, ela passa a ser vítima de “estigmas”, chagas idênticas às de Cristo, e Andrew Kiernan o encarregado de investigar o fenômeno. Inicialmente Kiernan descarta a possibilidade dos “estigmas”, pois todos os “estigmatizados” são pessoas bastante religiosas e Paige não acredita em Deus. Mas Kiernan vê o suficiente para quebrar os padrões estabelecidos pelo Vaticano, e acredita que se ele não fizer nada, Frankie pode morrer. Gradualmente, ele passa a suspeitar que seu superior, o cardeal Daniel Houseman, não quer que toda a verdade venha tona. Recomendação máxima!

A Paixão de Cristo (2004)

Direção: Mel Gibson

OffOfCross

Esse polêmico filme não pode ficar de fora da lista. No longa, o ator Jim Caviezel vive Jesus nas suas últimas 12 horas, da prisão no Monte das Oliveiras até a sua crucificação. O filme é marcantes por conta das cenas chocantes e impactantes, as quais tem um foco maior na tortura e sofrimento que Jesus passou. Não recomendo para que não aguenta cenas fortes e perturbadoras, porém é um ótimo filme para termos uma mínima ideia do que Jesus fez para nos salvar.

Hop – Rebeldes sem Páscoa (2011)

Direção: Tim Hill

F18bVP4

Sempre tem aqueles desenhos na Temperatura Máxima na Páscoa e por isso não podia ficar de fora dessa lista. Essa animação conta a história de Junior, um coelho que sonha em ser um grande baterista, mas para isso ele precisa quebrar as tradições de sua família (fazer ovos de chocolate), desafiar o seu pai e enfrentar uma organização comandada pelo seu próprio pai: as boinas rosas.

A Turma da Mônica – Um Conto de Páscoa (2011)

Direção: José Márcio Nicolosi

Turma da Mônica celebra a Páscoa – TV Globo1

E para a criançada não pode faltar um filme bacana com a temática. Em ‘Um Conto de Páscoa’ a turminha criada por Maurício de Souza vive uma grande aventura. No longa, o próprio Mauricio de Sousa, em versão animada, conta a história desta festividade: um dia, uma nave chega à Terra e atrai todos os coelhos. Dela sai um enorme ovo, o “ovo primordial”, de onde se originariam todos os ovos até os dias atuais.Também são citadas outras tradições de paz, amor e ressurreição, além de falar sobre as delícias da data como bacalhau, bolos e chocolate. Mônica e seus amigos também protagonizam uma caça à guloseimas e visitam uma fábrica de chocolate.

O Cachorro Que Salvou a Páscoa (2014)

Direção: Sean Olson

17320479

A comédia é interessante, pois o protagonista é um cão, em vez de um coelho. Desde que a advogada Ivana Cornejo (Julieta Díaz) se divorciou, sua vida amorosa ficou estagnada. Um dia, quando perde seu celular, a sorte aparece: um homem simpático e divertido liga para ela, dizendo ter encontrado o aparelho. Eles decidem se encontrar para devolver o celular, em um jantar romântico. Quando Ivana vê León, ela fica surpresa: ele tem apenas 1,35m. Os dois se apaixonam, mas ela percebe que a sociedade e seus amigos podem ser muito duros com uma pessoa de baixa estatura.

Gostaram? Então, aproveite o espaço aqui embaixo e comente o filme que mais lhe faz recordar da Páscoa. Te esperamos no próximo especial. Até lá!





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

A @empiremagazine divulgou a primeira imagem de Tom Cruise em "Missão Impossível 7". Confira:

Chloé Zhao irá escrever e dirigir uma nova versão de "Drácula" para a Universal.

2

No @DisneyPlusBR, a série "Agents of SHIELD" foi movida para a sessão "Marvel Legacy", dando a entender que a série não faz mais parte do MCU.

Elizabeth Olsen estrelará minissérie "Love and Death", produzida por Nicole Kidman para a HBO Max, sobre a história real de uma mulher que matou sua colega de igreja com um machado no Texas.

2

Para celebrar o #StarWarsDay, chega amanhã ao Disney+ o curta animado "Maggie Simpson in The Force Awakens From Its Nap".