O que o cinema tem a dizer sobre a “opinião pública”?

Será que a mentira realmente tem “perna curta”? E qual será o verdadeiro impacto da verdade? Vejam nossa matéria sobre a opinião pública da sociedade e os efeitos positivos e negativos que ela provoca.

Todos sabem que uma mentira , quando dita muitas vezes, acaba se tornando uma “verdade”. A forma como se consegue transmitir um determinado boato , mesmo sendo falso, seja do popular “boca a boca”, bem como na forma de uma matéria jornalistica é uma ação um tanto rápida entre as pessoas. A chamada “fofoca” é algo um tanto comum no cotidiano dos indivíduos “faladores”. Para os profissionais do jornalismo, a opinião pública é algo de extrema importância por significar audiência e lucro em torno de um boato, seja ele verdadeiro ou não, sendo que o mesmo deve mexer com a estrutura social para que uma determinada reportagem sobre o assunto tenha a sua audiência merecida.

Diante do exposto, o Pipoca de Pimenta vem apresentar uma matéria especial sobre alguns filmes que destacam a opinião pública em torno de um determinado boato, por mais singelo que seja.

1. GIGI (1958)

Esta comédia romântica clássica e vencedora do Oscar, dirigida por Vincente Minnelli, gira em torno da sociedade parisiense e a sua mania incontrolável de reparar na vida social da classe dominante como a do personagem central da trama, o milionário Gaston Lachaille, que após ser traído pela noiva, se rende aos prazeres de uma vida descompromissada e vulgar. Gaston ganha notoriedade sempre que entra em um novo relacionamento, inclusive com sua melhor amiga, a adolescente Gigi, a qual precisa obter conhecimento sobre as táticas comportamentais da alta sociedade para se tornar uma verdadeira dama e, ao mesmo tempo, dar uma boa impressão diante dos olhares curiosos e atentos das pessoas.

Gigi

2. TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (1974)

O filme é baseado em fatos reais em torno do escândalo do caso Watergate, que derrubou o então presidente Richard Nixon e que ganhou notoriedade, graças ao empenho de dois jornalistas, Bob Woodward e Carl Bernstein, os quais foram responsáveis pela matéria jornalistica e ganhou não apenas a audiência merecida, como também contribuiu para que tal escândalo ficasse marcado na sociedade norte – americana até os dias atuais, gerando até mesmo sérias dúvidas e questionamentos sobre o que de fato era verdade ou mentira.

todos os homens

3. UM GRITO DE LIBERDADE (1987)

Outra obra baseada em fatos reais, o filme retrata a triste realidade sobre o apartheid da África do Sul e a luta do ativista Steve Biko e seu amigo Donald Woods. A forma com que a população branca entendia, aceitava ou explicava o apartheid, bem como a forma absurda com que os ativistas eram torturados e mortos, chega a ser impactante, uma vez que muitos casos de mortes por meio criminoso eram noticiados como mortes naturais por doença ou até mesmo suicídios. Tudo para transparecer para o resto do mundo uma sociedade sul africana justa e integra.

grito de liberdade

4. NAMORADA DE ALUGUEL (1987)

Esta simpática comédia conta a história de Ronald Miler, o qual almejando ser popular entre os rapazes da escola em que estuda, acaba propondo um acordo com a garota mais desejada entre as estudantes, pagando-lhe mil dólares para a mesma fingir ser sua namorada. Toda a encenação acaba sendo bem convincente para todos da referida escola, até o momento em que a então namorada de aluguel decide dar um fim nisso tudo.

namorada

5. MISSISSÍPI EM CHAMAS (1988)

Outro filme sobre o preconceito e a discriminação racial que retrata a investigação de agentes federais sobre o assassinato de três ativistas dos direitos civis. A particularidade do filme gira em torno dos depoimentos dos cidadãos brancos do Mississípi e a sua opinião sobre a referida investigação e a situação dos negros da região.

mississipi

6. UM GRITO NO ESCURO (1988)

O filme fala do drama do casal Chamberlain, o qual lida com o desaparecimento de sua filha de três meses em um acampamento no interior da Austrália, aparentemente, devorada por um dingo (cachorro selvagem). Os relatos do casal, as controvérsias em torno do desaparecimento que apontam a mãe da criança, Lindy, como suspeita de assassinato da filha, acabam consumindo toda uma sociedade e a sua mista opinião sobre o caso. A forma com que cada pessoa vê e entende o caso Chamberlain, torna o filme de fato imparcial onde não é a verdade que importa mas sim como o mundo todo enxergou os fatos.

um grito no escuro

7. AS BRUXAS DE SALÉM (1996)

A história deste filme é baseado nos relatos sobre os casos de bruxaria em Salém, Massachussets, envolvendo jovens mulheres que apontam moradores de um vilarejo como hereges ou possuídas por demônios. As acusações em torno dos inocentes acaba desencadeando um sério alvoroço dentro daquela sociedade onde todos os outros habitantes dão credibilidade aos apontamentos falsos das mulheres e acreditam que a execução dos acusados seria a melhor forma para dar um fim a todo um mal que ameaça a cidade.

as bruxas

8. O PREÇO DE UMA VERDADE (2003)

O filme trata do pior dos erros cometidos por jornalistas, que é o de forjar matérias, unicamente para o seu engrandecimento. O Enredo gira em torno do famoso jornalista Stephen Glass que, apesar de carismático e notório pelo seu bem sucedido trabalho, tem sua carreira ameaçada por outros jornalistas que questionam a veracidade de suas matérias publicadas e se submetem a desvendar esse mistério, analisando as mais importantes publicações do referido jornalista.

Shattered Glass

9. MENINAS MALVADAS (2004)

Com o intuito de desarticular o grupo das meninas mais populares de uma escola, a recém – chegada da África, Cady Heron, acaba se associando ao referido grupo das chamadas “poderosas” e convencendo todo mundo de que a mesma é mais uma menina popular. O depoimento dos alunos e funcionários da escola a cerca do envolvimento de Cady com as demais meninas consegue confirmar sua relação de amizade com as mesmas e até destacar ainda mais o grupo das populares da escola.

meninas malvadas

10. PAPARAZZI (2004)

Uma verdadeira afronta contra o estilo de vida dos profissionais que ganham a vida expondo a vida das celebridades, independente da autenticidade dos fatos noticiados. O filme conta a historia de um astro hollywoodiano em ascensão que passa a ser perseguido por um grupo de paparazzis que tenta destruir sua vida e a relação com a sua família publicando matérias falsas que acabam se tornando populares entre seus fãs.

paparazzi

11. A MENTIRA (2010)

Pressionada por uma amiga, Olive, a garota nada popular de uma escola, acaba contando que perdeu a virgindade com uma rapaz, uma mentira nada ensaiada. A partir daí e, diante de boatos maldosos sobre a sua dignidade, sua popularidade acaba se destacando e mesmo em torno da fama de “vadia da escola” a garota acaba até mesmo contribuindo para que outras pessoas ganhem notoriedade ao dizerem (por necessidade ou simplesmente por desejo) que já se relacionaram com ela.

a mentira

12. SNOOPY E CHARLIE BROWN – PEANUTS, O FILME (2016)

Esta maravilhosa animação tem um ponto bastante peculiar e faz jus à presente matéria. Como todos os fãs sabem, Charlie Brown é um menino que, apesar de ter vários amigos, não é tão popular entre os meninos, por ser considerados na escola em que estuda, um aluno nada inteligente, fato este que acaba mudando graças ao resultado inesperado de seu teste, no qual Charlie acaba tirando a nota máxima e mudando completamente a ideia que todos tinham dele, inclusive sua irmã e Lucy, a menina que o persegue e não acredita na sua capacidade de mudança, Um singelo engano coloca em jogo a reputação do menino e a credibilidade que seus amigos deram ao mesmo.

snoopy

13. ZOOTOPIA (2016)

O destaque para essa divertidíssima e madura animação que trata da evolução dos bichos gira em torno da essência dos animais selvagens. A personagem principal, a coelha e oficial de policia Judy Hopps, está tentando descobrir o paradeiro de animais selvagens desaparecidos. Ao notar que os mesmos regrediram ao ponto de se tornarem ameaçadores novamente, Judy expõe para o público um comentário equivocado de que tudo gira em torno do seu DNA e que os selvagens são violentos por natureza. Esta declaração acaba colocando a convivência entre todos os animais em jogo, separando a classe dos selvagens dos não selvagens.

zootopia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

"Clifford" foi adiado indefinidamente, devido a variante delta do #COVID19. Possivelmente outros grandes títulos sejam adiados também!

Tom Hanks se juntou ao elenco do próximo filme de Wes Anderson. Tilda Swinton, Adrian Brody, e Bill Murray (como, quase, sempre) também fazem parte do projeto. Lembrando que antes, veremos o trabalho de Anderson em "A Crônica Francesa" que estreia em outubro.

Depois da Netflix, é a vez da #Disney passar a exigir a vacinação contra o #COVID19 para todos os seus funcionários.

Taika Waititi está escrevendo o roteiro de uma nova versão de Flash Gordon para um longa.

2

Figuras em tamanho real em um cinema, revelam o visual de #Carnificina em #Venom2.
#VenomLetBeCarnage #Carnage

Novas imagens de #WhatIf foram divulgadas. Confira:

4