O novo filme do diretor Damien Chazelle, o aclamado “La La Land”, conta a história de Mia (Emma Stone), uma aspirante a atriz que mora próximo aos estúdios de Hollywood na tentativa de alcançar seus sonhos. Sebastian (Ryan Gosling), por sua vez, é um pianista amante de jazz, que quer abrir seu próprio clube e resgatar o clássico gênero da decadência. Ambos se apaixonam perdidamente e tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo, enquanto correm atrás de seus sonhos.

O longa entrou pra seleta lista dos filmes com mais indicações ao Oscar 2017, com um total de 14 nomeações, equiparandose aos filmes “Titanic” e “A Malvada”. Dentre todas essa indicações, o longa está concorrendo a Melhor Figurino, ao lado de “Aliados”, “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, “Jackie” e “Florence: Quem é Essa Mulher?”.

A figurinista de “La La Land” é Mary Zophres. Ela conta no seu currículo com 24 indicações a prêmios, vencendo 3, o Saturn Award em 2009 por “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”; Golden Key por Exelência em Figurino em 2016; e San Diego Film Critics Society Awards em 2016 por “La La Land”. Mary também participou de grandes filmes como “O Grande Lebowski”, “Prenda-me Se For Capaz”, “O Terminal”, “Onde os Fracos não Têm Vez”, “Queime Depois de Ler”, “Bravura Indômita” e “Interestelar”.

Zophres se inspirou na Era de Ouro de Hollywood (dos anos 20 aos 60) e no período Technicolor. Com isso, podemos observar os personagens usando roupas com o estilo dos anos 50/60, mas que não deixam de ser modernas por suas cores saturadas.

Em relação à personagem de Emma Stone, podemos ver que ela está sempre de “adaptando” ao meio, isto é, troca o modelo das roupas e suas cores conforme as situações. Um exemplo é no primeiro teste de Mia. A princípio, temos a impressão de que ela se vestiu daquele jeito propositalmente, para entrar no personagem. Porém, quando vemos ela saindo, notamos que todas as atrizes que fariam o teste estavam com a mesma roupa. Naquele momento, Mary e Damien queriam mostrar que ali Mia era apenas mais uma e aquela era mais uma audição fracassada.

Créditos: Divulgação

Já em outros momentos vemos que, quando Mia vai para as festas, ela usa vestidos, para dar um ar mais elegante. Sempre usa cores vivas, que significam tanto a descontração da situação em si, quanto o fato dela estar procurando um amor.

Créditos: Divulgação

Créditos: Divulgação

Na foto abaixo, ela usa mais um vestido de cor forte para um encontro com seu namorado, irmão e cunhada. Porém, já tendo se apaixonado em alguma medida por Sebastian, o tom de verde não é tão chamativo. A cor, porém, é uma maneira de mostrar como ela não se encaixa naquele ambiente, no qual todos vestem cores opacas.

Créditos: Divulgação

Outro momento é quando os personagens de Emma Stone e de Ryan Gosling, estão, aparentemente, voltando de um encontro e Mia está com um vestido rosa, mas em tom pastel. A cor rosa é um tom alegre, mostrando que ela está mais feliz do no encontro citado anteriormente. Mas também é uma cor que expressa o amor e o compromisso, evidente entre os dois.

Créditos: Divulgação

Esse detalhe da roupa alegre em tom pastel é muita vista em outros encontros do casal. Quando estão no bondinho ou quando Sebastian está tocando em clube de jazz e Mia dançando, podemos ver que a personagem de Emma Stone está usando trajes mais casuais e descontraídos, mas ainda assim se mantém arrumada, reforçando a ideia do compromisso entre o casal.

Créditos: Divulgação

Créditos: Divulgação

Ainda no figurino de Mia, podemos observar momentos em que a personagem está com roupas mais escuras. O primeiro é quando Mia está em sua casa chateada por causa do fracasso do seu primeiro teste. O moletom expressa essa tristeza, como se a roupa a apagasse.

Créditos: Divulgação

Ao final do filme, vemos Emma Stone saindo pra jantar com seu marido em um vestido preto. Esse look representa o novo momento da vida de Mia: agora ela é uma atriz reconhecida por todos, ou seja, ela não precisa mais chamar tanta atenção. Mas vale ressaltar que, quando ela entra no clube de jazz de Ryan Gosling, apesar de se camuflar entre tantas outras pessoas em roupas escuras,  Sebastian a vê, expressando ainda mais como ela é importante para ele.

Créditos: Divulgação

Uma situação que vale ser citada é o último (e decisivo) teste de Mia. Esse é o único teste em que a personagem não está vestida a caráter: está com uma roupa mais casual, em cores não tão vivas, nem tão escuras. Porém, a roupa expressa sua falta de esperança e o caráter distinto deste teste em específico.

Créditos: Divulgação

As roupas de Mia foram todas inspiradas em atrizes como Julie Christie, Ingrid Bergman, Grace Kelly e Katharine Hepburn, todas da época de Ouro. Uma curiosidade muito interessante é de que a roupa amarela de Mia foi muito inspirada no vestido que a atriz Emma Stone usou no tapete vermelho em 2014, durante um dos lançamentos de “O Espetacular Homem-Aranha 2”. Os detalhes das flores desse vestido foram todos feitos à mão.

Créditos: Divulgação

Agora vamos ao personagem do ator Ryan Gosling. Mary Zophres queria criar algo romântico para o personagem, mas também com um ar antigo, inspirado nos grandes pianistas de jazz. Sebastian tem um estilo clássico e usa muitas camisas com calça social, blazers e um sapato bicolor. Para gerar looks mais diferentes, a figurinista optou por mexer nas cores e não no visual em si.

Para os momentos mais elegantes, como encontros e trabalho, o pianista está sempre de terno e gravada. Porém, vemos que as cores da gravata e do terno mudam.

Créditos: Divulgação

Créditos: Divulgação

Créditos: Divulgação

Já em ocasiões mais descontraídas vemos o personagem de calça social e camisa e, eventualmente, com uma gravata.

Créditos: Divulgação

Créditos: Divulgação

Créditos: Divulgação

As cores dos ternos não são tão ousadas quanto as cores de Mia, mostrando essa personalidade clássica e do passado. Entretanto, suas gravatas já tem mais cores vivas, que mostra seu lado mais divertido.

Créditos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

Dave Bautista se junta ao elenco da continuação de "Entre Facas e Segredos", de Rian Johnson.

2

Novos cartazes de #ViúvaNegra, que estreia nos cinemas e no Disney+ em 8 de julho. Confira:

Detalhe em jornal no trailer de "#Venom: Tempo de Carnificina" sugere a presença dos Vingadores no mesmo universo. Será?

2

#VenomTempoDeCarnificina ganhou seu primeiro pôster e trailer! Confiram o trailer em: http://bit.ly/TrailersUP 🚀

A @empiremagazine divulgou a primeira imagem de Tom Cruise em "Missão Impossível 7". Confira:

Chloé Zhao irá escrever e dirigir uma nova versão de "Drácula" para a Universal.

2