Quem são os atletas que largaram o esporte pelo cinema?

Os Jogos Olímpicos no Brasil estão chegando e sabemos o quanto um atleta batalha para estar na competição. A pressão é tanta que muitos chegam a desistir do esporte e tentar outra área, como o cinema, por exemplo.

Vimos no texto ‘Do esporte à arte: Atletas se destacam também nas telonas’ que muitos atletas se aventuram no mundo do cinema, e outros até trocam de profissão, largando o esporte para entrar no universo cinematográfico.

Actor Jason Statham poses for photographers upon arrival for the European premiere of Spy at the Odeon West End in central London, Wednesday, May 27, 2015. (Photo by Joel Ryan/Invision/AP)

O britânico Jason Statham, antes de se tornar um “durão” de Hollywood, era apaixonado por mergulho, chegando a participar de campeonatos mundiais. Nascido em Shirebrook, Inglaterra, o jovem Statham desenvolveu sua paixão pela modalidade desde pequeno e em 1992, com 25 anos, ficou na 12ª colocação no campeonato mundial, além de ter sido membro da equipe nacional de mergulho da Grã-Bretanha por 10 anos. O cinema entrou em sua vida no final dos anos 90, com sua estreia no filme ‘Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes’ (1998) e desde então não parou de atuar, totalizando 42 filmes na carreira.

P gif

P 2

Por coincidência, em ‘Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes’ temos, também, no elenco, o ator Vinnie Jones, ex-jogador de futebol. O, também, britânico de 51 anos começou sua carreira de jogador no ano de 1984 pelo Wealdstone F.C. Foi ídolo no Wimbledon Football Club, chegando a ser campeão da FA Cup no ano de 1988. Jogou no Leeds United, no Sheffield United e no Chelsea, além de ter sido capitão da seleção de Gales. Em 1998, tornou-se treinador do Queens Park Rangers, mas não foi muito longe, tendo sua estreia nos cinemas no mesmo ano, e junto com Statham, em ‘Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes’.

P 3

Do futebol ao futebol americano, temos Dwayne Johnson, que começou a jogar na Escola Secundária Bethlehem’s Freedom e após se destacar recebeu bolsas para outros times, escolhendo a Universidade de Miami. No ano de 1991, fez parte do Miami Hurricanes, equipe do campeonato nacional e uma das mais fortes da época, mas infelizmente sofreu uma lesão nas costas e foi obrigado a abrir mão da NFL. Após a recuperação, Dwayne assinou um contrato de três anos com a liga canadense, mas abandonou após um ano para seguir a carreira no wrestling (luta profissional). Treinado pelo pai, Dwayne iniciou sua carreira de lutador em 1996 e seguiu até o ano de 2003. Sua primeira aparição no cinema foi em 2000 no filme ‘Longshot’, mas seu sucesso iniciou após a aparição em ‘O Retorno da Múmia’, em 2001.

P 4

Do futebol às piscinas, destacamos a atriz Esther Williams, que iniciou sua carreira na natação em uma piscina publica de sua cidade e chegou a ganhar três campeonatos nacionais de estilo crawl e livre, tornando-se uma das melhores nadadoras de seu tempo. Foi campeã na Feira Mundial de San Francisco e teria participado dos Jogos Olímpicos de Helsinque no ano de 1940 na modalidade de nado sincronizado. Mas por conta da Segunda Guerra Mundial, o evento não foi realizado. Esther deu um fim no sonho olímpico e decidiu seguir a carreira de atriz, iniciando com apresentações ao lado de Johnny Weissmüller, também ex-nadador.

Olympic gold medal winning swimmer and actor Johnny Weissmuller, born Johann Peter Weissmuller, in his swimming costume pictured around June 3, 1930. (AP Photo)

Nascido na Romênia, Johnny Weissmüller, aos 20 anos ganhou sua primeira medalha olímpica nos jogos de 1924, em Paris. Ao todo, Johnny arrecadou cinco medalhas olímpicas nos jogos de 1924 e 1928, este em Amsterdã, além de ter estabelecido 67 recordes mundiais e ter ganho 52 campeonatos nacionais, tornando-se um dos melhores nadadores de todos os tempos. Em 1934, iniciou a carreira nos cinemas com ‘Tarzan’, imortalizando o personagem, que ganhou mais onze filmes com Johnny o interpretando. No final dos anos 50, o ator fundou uma empresa de piscinas, e seus últimos trabalhos estavam ligados a natação e ao personagem Tarzan.

P 6

O Dave de ‘Alvin e os Esquilos’ também já teve seu momento atleta. Entre os anos 80 até o início dos anos 90, Jason Lee foi destaque no cenário do skate profissional e foi um dos primeiros skatistas a ter seu “pro model shoe”, feito pela Airwalk. Em 92, fundou a loja Stereo Skateboards, revivida em 2004 após ficar anos abandonada e, atualmente, o ator é lembrado como um dos mais influentes “street skaters” do começo dos anos 90. Sua carreira nas telonas começou com o curta ‘Video Days’, em 1991. Desde então, o ator passou por dublagem, séries e cinema.

A vida de um atleta é fácil e, por vezes, um plano B é sempre uma alternativa. Quem sabe em um futuro próximo não possamos ver Usain Bolt ganhando um Oscar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nenhuma notícia? Siga o nosso perfil no Twitter!

A plataforma StarzPlay conseguiu barrar na justiça o uso do nome #StarPlus para o novo serviço da Disney de conteúdo adulto. Caso correrá na próxima instância, mas não se sabe se será a tempo do lançamento da plataforma em agosto.

A #Netflix está desenvolvendo uma série live-action de Pokémon.

Tweets de @DanielRPK, um jornalista reconhecido pela sua assertividade em vazamentos sobre blockbusters, dão a entender que #HomemAranhaSemVoltaParaCasa pode ser adiado caso a situação da pandemia de #COVID19 não melhore nos EUA e no mundo.

Segundo rumores, o seriado #Hawkeye estreará em novembro e terá fortes conexões com #HomemAranhaSemVoltaParaCasa. Ambas produções se passam em uma época natalina, o que podemos esperar?

2

De acordo com o @Collider, #MichaelBJordan está desenvolvendo um projeto da versão negra do #Superman para a HBO Max. Possivelmente, o astro também irá estrelar a produção.

Uma possível sequência de #JungleCruise já está em pauta entre os executivos da Disney.